Viagora

Defesa Civil faz alerta sobre os perigos das queimadas em Teresina

De acordo com a Prefeitura de Teresina, o órgão orienta a população a não queimar lixo ou vegetação para evitar queimadas e transtornos.

A Prefeitura  Municipal de Teresina (PMT), através da Secretaria Municipal da Defesa Civil (SEMDEF), divulgou orientações e cuidados de prevenção as queimadas na capital. Entre elas estão: Não queimar lixo doméstico, entulhos e folhas secas, especialmente em locais próximos às áreas de vegetação; não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas; evitar queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação, procurando formas alternativas para isso.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, queimar lixo é uma atividade bastante comum por parte de moradores de áreas urbanas ou de comunidades rurais, as queimadas consistem em atear fogo em, por exemplo, restos de poda e roçagem, lixo, móveis velhos e/ou terrenos vazios repletos de mato. A prática torna-se ainda mais frequente e perigosa nesta época do ano, em que o clima está seco.

Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaTerreno queimado em Teresina
Terreno queimado em Teresina

Ainda de acordo com PMT, não queimar lixo e não utilizar o fogo para realizar a limpeza de terrenos são algumas das recomendações oferecidas por Carlos Ribeiro, secretário da Defesa Civil de Teresina, já que a prática pode gerar grandes transtornos, não só para o meio ambiente, como para a população.

Além disso, a Prefeitura recomenda fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais, ficar atento a qualquer surgimento de queimada e manter limpas as propriedades na zona urbana, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação. Mais uma recomendação da PMT é não soltar balões, pois, além ser crime conforme a Lei de Crimes Ambientais, é um ato perigoso, com o balão podendo cair ainda aceso em uma área de vegetação e ocasionando um incêndio florestal.

A Prefeitura de Teresina reforça que denúncias podem ser realizadas através da Defesa Civil, com o número 199, da Polícia Militar, com o número 190, e do Corpo de bombeiros, com o número 192.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também