Hospital Lineu Araújo zera fila para biópsia mamária em Teresina
O Centro Integrado de Saúde já realizou, neste ano, mais de 100 procedimentos que proporcionam o diagnóstico do câncer de mama.
O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), informa que zerou a fila de espera pelo procedimento conhecido como biópsia mamária, gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o Centro é a unidade única de saúde pública da cidade que está apta a realizar o exame, que possibilita o diagnóstico do câncer de mama.
Edinari Nunes, mastologista do CISLA, explica mais sobre a conquista da unidade de saúde. “Quando iniciamos as biópsias em 2021 tínhamos uma longa fila de espera pelo procedimento, que só era realizado no Hospital Universitário, não tínhamos na rede municipal. Agora zeramos esta fila de espera. Um impacto muito bom para o diagnóstico precoce do câncer de mama, dando mais celeridade ao tratamento”, disse.
Segundo a FMS, para ter acesso à biópsia mamária, a paciente deve ser encaminhada pela Unidade Básica de Saúde (UBS). O CISLA oferece dez vagas semanais para a realização do procedimento, que é requisitada de acordo com os resultados de exames feitos anteriormente, como mamografia, ultrassom mamária ou exame clínico com suspeita médica.
Conforme a FMS, em 2023, 101 biópsias mamárias já foram realizadas no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, com 37 delas apresentando resultado positivo para câncer. A unidade de saúde realizou, no total, 3.335 consultas com profissionais mastologistas.
Por Rebeca Negreiros
Teresina
Piauí
Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo
Combate ao Câncer
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Hospital Universitário - HU
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
-
Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivos -
FMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúde -
UBSs de Teresina oferecem exame para detectar vírus ligado ao câncer de colo do útero
A FMS informou que mulheres nesta faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação de saúde, e caso seja indicado, realizar o exame de DNA-HPV. -
Hospital do Satélite irá realizar pequenas cirurgias ambulatoriais
De acordo com a prefeitura, O novo espaço é equipado com mesa cirúrgica, foco cirúrgico, bisturi elétrico e outros equipamentos essenciais -
FMS realiza 2ª edição do Teresina Viva com serviços de saúde aos moradores
A FMS informou que a primeira etapa será neste sábado (11), na UBS Parque Poti, na zona Sudeste.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir