Viagora

Hospital Lineu Araújo zera fila para biópsia mamária em Teresina

O Centro Integrado de Saúde já realizou, neste ano, mais de 100 procedimentos que proporcionam o diagnóstico do câncer de mama.

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), informa que zerou a fila de espera pelo procedimento conhecido como biópsia mamária, gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o Centro é a unidade única de saúde pública da cidade que está apta a realizar o exame, que possibilita o diagnóstico do câncer de mama.

Edinari Nunes, mastologista do CISLA, explica mais sobre a conquista da unidade de saúde. “Quando iniciamos as biópsias em 2021 tínhamos uma longa fila de espera pelo procedimento, que só era realizado no Hospital Universitário, não tínhamos na rede municipal. Agora zeramos esta fila de espera. Um impacto muito bom para o diagnóstico precoce do câncer de mama, dando mais celeridade ao tratamento”, disse.

Foto: Divulgação/ Fundação Municipal de SaúdeProfissional do CISLA realizando biópsia mamária
Profissional do CISLA realizando biópsia mamária

Segundo a FMS, para ter acesso à biópsia mamária, a paciente deve ser encaminhada pela Unidade Básica de Saúde (UBS). O CISLA oferece dez vagas semanais para a realização do procedimento, que é requisitada de acordo com os resultados de exames feitos anteriormente, como mamografia, ultrassom mamária ou exame clínico com suspeita médica.

Conforme a FMS, em 2023, 101 biópsias mamárias já foram realizadas no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, com 37 delas apresentando resultado positivo para câncer. A unidade de saúde realizou, no total, 3.335 consultas com profissionais mastologistas.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também