Viagora

Prefeitura anuncia audiência pública sobre nova ponte no Poti Velho

A audiência pública vai ocorrer às 19h do dia 27 de setembro, na Escola Municipal Iolanda Raulino, que fica na Alameda Domingos Afonso Mafrense, nº 6581, no bairro onde a ponte deve ser construída.

A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) – Norte, anunciou que irá realizar uma audiência pública, com o intuito de discutir a viabilidade da construção de uma segunda ponte no bairro Poti Velho. A ação ocorre com o apoio da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e, segundo a PMT, visa promover um espaço aberto para o diálogo e a participação da comunidade.

A gestão municipal informa que a audiência está prevista para ocorrer às 19h do dia 27 de setembro, na Escola Municipal Iolanda Raulino, que fica na Alameda Domingos Afonso Mafrense, nº 6581, no bairro onde a ponte será construída. A Prefeitura de Teresina e a SAAD Norte são os órgãos responsáveis pela execução da obra.

De acordo com a Prefeitura, o aumento do fluxo de pedestres e veículos na ponte do bairro Poti Velho tem sido alvo de debates ao longo dos últimos anos. As circunstâncias tem causado congestionamentos constantes, além de obstáculos para a mobilidade, dificuldades que os moradores da região têm enfrentado, especialmente em horários de pico, e que são motivo de várias preocupações. Uma possível solução que tem sido debatida para que o fluxo de veículos possa ser aliviado e a mobilidade local melhorada é a proposta de uma segunda ponte.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaAlternativas locacionais da 2ª Ponte sobre o rio Poti
Alternativas locacionais da 2ª Ponte sobre o rio Poti

Segundo informações da PMT, a audiência pública abrirá espaço para que especialistas em urbanismo, engenharia de tráfego, autoridades municipais e a comunidade em geral possam discutir e avaliar a necessidade da construção da nova ponte. Entre os tópicos que serão abordados na oportunidade estão os potenciais impactos ambientais, as alternativas de financiamento e a adequação de infraestrutura ao crescimento urbano.

O gestor da SAAD Norte, Welton Bandeira, ressaltou a importância da participação da comunidade no processo de tomada de decisão. “A construção de uma segunda ponte no Poti Velho é uma iniciativa que afetará diretamente a vida de todos os moradores. Por isso, é crucial que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e contribuir para a construção de uma solução que atenda às necessidades da comunidade”, declara.

A Prefeitura ainda afirma que um mediador experiente em debates públicos será o responsável pela condução da audiência, proporcionando um espaço para perguntas, sugestões e discussões abertas. A dinâmica do bairro Poti Velho será significativamente impactada pela decisão da construção da segunda ponte.

A SAAD Norte informa que se empenha em oferecer um ambiente democrático, além de inclusivo, com o objetivo de que todas as perspectivas sejam ouvidas, contribuindo para uma decisão informada e coletiva.

De acordo com o art., 11, da Resolução nº 001/86, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), torna público que se encontra disponível para consulta, cópia do RIMA do referido empreendimento, na aba Editais > EIA-RIMA, do site oficial da Semarh. A consulta pode ser realizada através do site http://www.semar.pi.gov.br/editais/.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também