Viagora

Vacinação contra gripe e Covid-19 continua em Teresina

As Unidades Básicas de Saúde e o Teresina Shopping são os locais da capital que oferecem a imunização para a população

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirma que a vacinação contra a Covid-19 e gripe segue acontecendo em Teresina.

O órgão também informa que os imunizantes estarão disponíveis na próxima semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no posto localizado no Teresina Shopping, contemplando diversas idades e etapas da campanha.

Foto: Divulgação/ Fundação Municipal de SaúdeVacinação em Teresina
Vacinação em Teresina

Segundo a FMS, toda a população a partir dos 18 anos de idade e que cumpra o requisito de ter, no mínimo, duas doses de vacina está apta para receber a vacina bivalente contra a Covid-19. A imunização está disponível em todas as UBSs da cidade, na terça-feira (22) e na quinta-feira (24), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ela também pode ser encontrada no Teresina Shopping, a partir da segunda-feira (21) até a sexta-feira (25), das 9h às 17h.

O público contemplado pelo sistema de vacinação do Teresina Shopping abrange crianças, adolescentes e adultos em todas as etapas da vacina. Por sua vez, as UBSs atendem a população de acordo com cada dose e seguindo a logística do público de campanha. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão abertas para oferecer a primeira e a segunda doses na terça (22) e na quinta (24), além de as UBSs Buenos Aires, Santa Maria da Codipi, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Porto Alegre, Cidade Jardim, Satélite, Santa Isabel, Parque Poti, Renascença, Alto da Ressurreição também oferecerem a aplicação do reforço para crianças de 5 a 11 anos, em adição à primeira e segunda doses.

O público infantil na faixa etária de 6 meses a menores de 3 anos que tomarão primeira, segunda e terceira doses, assim como as crianças de 3 a 4 anos vacinadas com a CoronaVac e tomarão a dose de reforço, podem se dirigir, na segunda (21), quarta (23) e sexta-feira (25), às UBSs Planalto Uruguai, Santa Isabel, Betinho, Cristo Rei, São Pedro, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia e Carlos Alberto Cordeiro.

A Fundação ainda informa que a imunização contra a gripe está disponível para o público a partir dos seis meses de idade, de segunda a sexta-feira, em uma das UBSs do município ou no edifício garagem G3 do Teresina Shopping. A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, falou mais sobre a importância da imunização. “Chamamos atenção da população, especialmente crianças, para que não deixem de tomar sua dose. Pessoas nesta faixa etária são mais suscetíveis às complicações da gripe, como hospitalizações e mesmo óbito, além de serem vetores para outros grupos como idosos e pessoas com comorbidades”, disse ela.

Nos dias 21 a 25 de agosto a programação de vacinação contra a gripe acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 12h e das 13h às 17h, assim como no edifício garagem G3 do Teresina Shopping, das 9h às 17h. Ambos atendem à população em geral de 6 meses ou mais.

A vacinação contra a Covid também é realizada de segunda (21) a sexta-feira (25), no edifício garagem G3 do Teresina Shopping, das 9h às 17h, oferecendo a primeira dose para crianças de 6 meses a 11 anos e pessoas de 12 anos ou mais, a segunda dose para crianças de 6 meses a 11 anos, a terceira dose para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a segunda dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada para o público de 12 anos ou mais, o primeiro reforço para aqueles de 3 anos ou mais e o segundo reforço e a vacina bivalente para pessoas de 18 anos ou mais.

A imunização contra a Covid também está disponível em todas as UBSs, na terça (22) e quinta-feira (24), das 8h às 12h e das 13h às 17h, oferecendo a primeira dose e a segunda dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada para o público de 12 anos e mais, e a vacina bivalente para aqueles de 18 anos ou mais.

A vacinação acontece na terça (22) e quinta-feira (24), das 8h às 12h e das 13h às 17h, as UBSs Buenos Aires, Santa Maria da Codipi, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Porto Alegre, Cidade Jardim, Satélite, Santa Isabel, Parque Poti, Renascença e Alto da Ressurreição oferecem a primeira e segunda doses e o reforço ao público de 5 a 11 anos. Além disso, na segunda (21), quarta (23) e sexta-feira (25), nos mesmos horários, as UBSs Planalto Uruguai, Santa Isabel, Betinho, Cristo Rei, São Pedro, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia e Carlos Alberto Cordeiro oferecem a primeira, segunda e terceira doses para o público de 6 meses a menores de 5 anos e o reforço para aqueles que tem 3 e 4 anos e são vacinados com a CoronaVac.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também