Viagora

Piauí terá Centro de Referência para Atendimento às pessoas autistas

As obras iniciarão em 90 dias e serão realizadas onde atualmente funciona o Instituto de Perinatologia de Maternidade Dona Evangelina Rosa

O Governo do Piauí informou nesta quarta-feira (2), que as obras do Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm previsão para iniciar em 90 dias. Segundo anuncio do governador Rafael Fonteles durante a entrega do Centro de Equoterapia de Teresina, a construção acontecerá no local onde hoje funciona o Instituto de Perinatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Rafael Fonteles explicou que a obra será licitada ainda este ano e deve ser concluída em 2024. “Vai ser uma reforma de um prédio que já existe, que é o Instituto de Perinatologia, que vai sair de lá para o prédio da nova Maternidade Evangelina Rosa, até outubro. No local, teremos um complexo ambulatorial, que compõe o Centro Especializado no TEA, o Complexo da Saúde Mental e também a parte de geriatria. A meta é tudo ficar pronto no próximo ano”, declarou o gestor.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAnúncio de obra
Rafael Fonteles anuncia criação de Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Mauro Eduardo, secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, afirmou que a estimativa é de que o Governo Estadual publique na próxima semana o edital de licitação para escolha da empresa responsável pela realização da reforma do instituto e transformação da estrutura no novo complexo. “No projeto consta a construção de piscinas, auditórios, um consultório e de um ambiente familiar, porque a gente sabe que as mães ou os pais, quando recebem um diagnóstico de um filho com autismo, precisam de um suporte. Será um complexo que eu acredito que vai ser referência para o Brasil”, explicou o secretário.

O chefe de executivo estadual afirmou que o Piauí está atento as questões sociais envolvendo pessoas com deficiência e que dispõe de políticas públicas para atender a demanda deste público.

“O Piauí já é referência na promoção de política do direito das pessoas com deficiência. É um trabalho que já vem sendo feito pelo secretário Mauro Eduardo, pela ex-secretária e ex-deputada [federal] Rejane Dias junto com o ex-governador Wellington Dias, que abraçaram a causa e nós continuamos com essa missão e trabalho para ampliar e fortalecer as políticas públicas para atender com mais eficiência essas pessoas”, adicionou Rafael Fonteles.

Segundo o órgão, o Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Autismo contará com 10 consultórios, sala de observação, posto de enfermagem, 3 salas de escape, acolhimento parental, sala de capacitação e copa para familiares, sala de assistência social, 11 salas voltadas para práticas terapêuticas e piscina com vestiários acessíveis.

Além disso, a estrutura terá área externa de acesso com tratamento paisagístico, 3 recepções, brinquedoteca, auditório para 114 lugares, foyer, banheiros acessíveis em toda a edificação, copa para funcionários, diretoria, secretária, arquivo, sala de reunião, informática, contabilidade e área de embarque e desembarque de pacientes.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também