Viagora

Prefeitos do Piauí fazem manifestação contra queda do FPM

Mais de 200 prefeitos estiveram reunidos em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) fazendo reivindicações após a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Diante da redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os prefeitos do Piauí se reuniram na manhã de quarta-feira (30), em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em uma mobilização para exigir medidas que possam atenuar as consequências financeiras geradas por esta queda. O movimento foi organizado pela Associação Piauiense dos Municípios, e contou com mais de 200 gestores.

A preocupação dos gestores se dá com a possibilidade de corte de salários, demissão de servidores terceirizados, comissionados ou até efetivos. O presidente da APPM, Toninho de Caridade, explicou ainda que os municípios estão passando por uma crise financeira que prejudica a prestação de serviços básicos.

Foto: Amanda Santiliana/ViagoraToninho da Caridade, presidente da APPM.
Prefeito Toninho da Caridade, presidente da APPM.

“É um momento delicado nas finanças municipais e nós estamos pedindo socorro ao Governo Federal, ao presidente Lula, para que olhe com carinho para os municípios nesse momento de crise. Essa queda vem afetando diretamente não somente os prefeitos, mas a população que cada um representa. Os prefeitos querem continuar para chegar esse serviço de qualidade à população, mas sem esse recurso não é possível. O FPM cerca de 15% é destinado a saúde, outros 25% a educação, então esse repasse reflete diretamente nas ações prioritárias dos municípios”, afirma.

A prefeita de Francisco Ayres, Eugênia de Sousa, se fez presente e destacou que a mobilização é importante para provocar o Governo Federal em busca de auxiliar os municípios a garantir o cumprimento de seus deveres com a população.

“Estamos lutando pelos nossos direitos. Os recursos diminuíram e dificulta a questão de manter nossos deveres e compromissos com servidores e fornecedores. Nós nos reunimos para mostrar que temos voz e que precisamos lutar por esse dinheiro para que esses recursos voltem para os municípios e possamos manter nossos compromissos como gestores. Estamos vivendo momentos difíceis, onde hoje não conseguimos pagar olhas, devido essa queda. Estamos em um só grito pedindo socorro.

Foto: Amanda Santiliana/ViagoraPrefeita de Francisco Ayres, Eugênia Nunes
Prefeita de Francisco Ayres, Eugênia Nunes

O Piauí não é o único estado reivindicando o repasse do FPM, a mobilização acontece em diversos locais do Brasil e tem o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CMN).

Com a visita do presidente Lula ao Piauí nesta quinta-feira (31), o gestor Toninho de Caridade pontuou que há a expectativa de que o chefe do executivo receba uma carta dos prefeitos com os impactos financeiros e as demandas dos municípios.

“O cerimonial do presidente já informou que terá um momento para a gente entregar essa carta dos prefeitos piauienses ao presidente mostrando em números aquilo que está afligindo e prejudicando as finanças municipais e pedimos ao presidente esse AFM, que é o Auxílio Financeiro aos Municípios, recompensando essas perdas para que os municípios não tenham que cortar da própria carne ou excluir alguns serviços”, esclarece.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

APPM

Facebook
Veja também