Viagora

UBS Santa Isabel faz ação educativa alusiva ao Setembro Amarelo

A iniciativa, parceria com o Polo Academia da Saúde, é referente ao mês de prevenção do suicídio e contou com a presença de usuários e profissionais das equipes de saúde

Nesta quarta-feira (13), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Isabel, da zona Leste de Teresina, realizou uma ação educativa em alusão à Campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

A iniciativa da Prefeitura Municipal (PMT) foi feita em parceria com os funcionários da UBS e com o Polo Academia da Saúde e contou com a participação de profissionais das equipes de saúde que, junto aos usuários, fizeram parte de atividades como exercícios físicos, palestras de conscientização e caminhada orientada. Para encerrar a ação, foi promovido um café da manhã para todos os usuários e profissionais.

A PMT afirma que, diante da triste realidade do suicídio, que tem impacto mundial e gera grandes prejuízos à sociedade, a capital possui um ambulatório especializado de saúde mental e prevenção ao suicídio, o Provida, que funciona na rua Álvaro Mendes 1557, região central.

“O ambulatório Provida funciona atendendo pessoas com ideação suicida que buscam atendimento de forma espontânea com psiquiatra e psicólogo como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida”, declara a gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Laryssa Carvalho.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaAção alusiva à Campanha Setembro Amarelo
Ação alusiva à Campanha Setembro Amarelo

Segundo a gestão municipal, o Provida adotada a psicoterapia de crise como modalidade de tratamento, método que consiste na intervenção emergencial de curto prazo, com duração média de seis a oito semanas, visando reduzir a perturbação mental e, em consequência, o risco de suicídio, o que requer um atendimento especializado. Com encaminhamento para o serviço mais adequado, o atendimento pode acontecer por meio da rede de saúde mental, através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), de acordo com as necessidades do paciente e do suporte aos seus familiares.

A prefeitura ainda informa que, apesar de haver uma diminuição na quantidade de suicídios no mundo todo, os países das Américas não vêm seguindo essa tendência, apresentando índices em constante crescimento, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sabe-se que praticamente todos os casos de suicídio estão associados às doenças mentais, especialmente aquelas que não são diagnosticadas ou tratadas corretamente. Assim, grande parte dos casos poderiam ter sido evitados se tais pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e também informações de qualidade.

Facebook
Veja também