Viagora

Novo concurso da Câmara de Teresina está sendo planejado, diz Enzo

Nesta segunda-feira (18), o presidente da Câmara Municipal falou sobre os projetos futuros no comando da Casa.

Nesta segunda-feira (18), o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara Municipal de Teresina, falou ao Viagora sobre seus futuros projetos como chefe do Plenário, citando a priorização de ações que integram o projeto Câmara em Ação. O parlamentar falou também sobre os próximos passos para o início de um novo concurso na casa legislativa.

Na ocasião, o parlamentar afirmou que atualmente está focado na administração do Poder Legislativo e não prioriza assuntos voltados à campanha eleitoral de 2024. “Acredito que teremos o tempo necessário para discutir todo o processo eleitoral e as movimentações das próximas Eleições no ano de 2024. Nesse momento, prefiro ter um foco maior na gestão das Câmara de Teresina e deixar a política para o próximo ano”, declarou o vereador.

Foto: ViagoraVereador Enzo Samuel
Vereador Enzo Samuel

Ao ser questionado acerca de suas metas para os próximos meses como chefe do legislativo da capital, o vereador evidencia investimentos na escola do Parlamento com a integração de cursos para capacitar a população para o mercado de trabalho.

“Queremos trabalhar no fortalecimento da Escola do Legislativo Municipal, principalmente trazendo cursos, garantindo que as pessoas possam ingressar com mais facilidade no mercado de trabalho. Por um estudo que estamos fazendo, percebemos que muitas entidades e instituições que oferecem cursos acabam criando uma dificuldade para essa entrada no mercado, já que os cursos que são ofertados às vezes não condizem com a necessidade e a realidade do momento”, destacou.

Outro projeto que o presidente da Câmara deseja fortalecer é o Neuro em Ação, que atende famílias com crianças que possuem alguma condição que afeta o neurodesenvolvimento.

“À frente do projeto Câmara em Ação, também buscamos fortalecer a iniciativa Neuro em Ação, que é um sucesso e vem ajudando diversas famílias com crianças que possuem alguma condição que afeta o neurodesenvolvimento, que precisam de um atendimento e vêm esperando há anos na fila do SUS. Essas são as nossas principais bandeiras e continuamos sempre antenados aos problemas da cidade de Teresina”, disse.

Como líder da casa, o vereador ainda comentou sobre a crise no transporte público, problemática com a qual a população teresinense vem sofrendo nos últimos anos. Enzo Samuel reforçou que a Câmara sempre se fez ativa no debate acerca da complicação, citando diversas ações realizadas pelo órgão voltadas ao cenário.

“A CPI do Transporte Público, o remanejamento de 80 milhões para a pasta da STRANS para o investimento no setor do transporte, as orientações e sugestões que fizemos ao chefe do executivo de Teresina para que alguns problemas pudessem ser sanados de forma imediata, entre outros. Porém, precisamos avançar muito mais”, afirmou o representante do PDT.

Enzo Samuel falou que é necessário um novo estudo sobre o transporte público na capital, para identificar os principais problemas do setor.

“Primeiramente, precisamos fazer um novo estudo Origem-Destino (OD), atualizado, onde há diálogo com a população, além de técnicos analisando todo o sistema e a identificação dos principais problemas. A partir daí, podemos tomar as devidas soluções. Infelizmente, o OD não foi atualizado e, enquanto a gestão municipal trabalhar com o ‘achismo’, o problema não será encontrado”, explicou.

Durante a oportunidade, Enzo Samuel também falou sobre o futuro dos concursos oferecidos pela Câmara Municipal de Teresina. “A Câmara Municipal ainda está na validade do último concurso e chamando os aprovados na edição. Agora mesmo, convocaremos uma assessora técnica do legislativo. Ao encerrarmos esse processo, iremos trabalhar para um próximo concurso público”, declarou.

O vereador comentou também sobre o Programa de Aposentadoria Incentivada, e que a partir da quantidade de pessoas aderindo ao projeto, será possível fazer um estudo para assim poder realizar um novo concurso. “Na minha gestão, nós implementamos o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) e, a partir dele, podemos realizar alguns estudos sobre a quantidade de pessoas que estão aderindo ao projeto, para que a gente possa fazer um novo concurso”, finalizou o parlamentar.

Facebook
Veja também