Viagora

Pedido de remanejamento da FMS de Teresina deve ser votado nesta semana

O líder do prefeito na Câmara Municipal, Antônio José Lira, afirmou que a mudança orçamentária visa atender às demandas da Fundação Municipal de Saúde

Nesta segunda-feira (25), o vereador Antônio José Lira (Republicanos), líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara Municipal, comentou sobre o pedido de remanejamento orçamentário que visa atribuir capital à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O parlamentar disse que a votação da proposta deverá ser será realizada com urgência. Segundo Antônio José Lira, o remanejamento busca atender às demandas da FMS.

Foto: Camila Trindade/ ViagoraAntônio José Lira
Antônio José Lira

“A saúde tem pressa. Amanhã, votaremos pelo remanejamento de R$ 148 milhões em favor da Fundação Municipal de Saúde. Quero deixar claro que não é empréstimo ou suplementação orçamentária, estamos tirando um pouco de algumas áreas, gerando uma somatória que atende às necessidades da FMS”, esclareceu.

O representante de Dr. Pessoa na Câmara ainda declarou que, em relação ao legislativo, a destinação de recursos para o âmbito da saúde já vinha acontecendo há algum tempo. Além disso, o vereador destacou que a aprovação do projeto é de grande importância para a capital. “Amanhã, vou deixar claro no meu discurso que aqueles que votarem contra o remanejamento estarão votando contra a cidade e a saúde do nosso município”, declarou.

“Esse remanejamento é uma junção de alguns setores da Prefeitura. Algumas críticas podem ser feitas, como sobre a retirada de algum valor da SAAD Norte, Sul, Leste ou Sudeste e, às vezes, sem prejudicar a gestão, pode haver sim retirada. Quem precisa e não pode esperar é a saúde”, disse ainda.

Já o vereador Evandro Hidd (PDT), ao ser questionado sobre a votação acerca do remanejamento, afirmou que a Câmara Municipal ainda não possui um posicionamento contrário ou favorável. “Ainda não temos posição formada e eu ainda não cheguei a ver o projeto encaminhado para a casa. Iremos analisar no momento certo da votação, amanhã ou quarta-feira”, informou.

Foto: Viagora/ Rebeca NegreirosEvandro Hidd
Evandro Hidd

Sobre o cenário da saúde da capital, Hidd ressaltou que a falta de recursos é algo que vem afetando a FMS há alguns anos. “A Fundação está nessa situação desde 2021. Foi criada uma comissão especial aqui na Câmara e vários pontos foram elencados, mas nenhum deles foi seguido pela Prefeitura Municipal. Já é uma situação bastante caótica e que irá piorar, alegou.

O presidente do PDT no Piauí ainda afirmou que o assunto já havia sido abordado por ele anteriormente. “Cerca de 15 dias atrás, subi a tribuna da Câmara para falar justamente sobre a preocupação que temos com o pagamento dos servidores públicos municipais. Com pedido de remanejamento orçamentário de um volume enorme como esse, em torno de R$ 150 milhões, surge a necessidade de analisar para onde será destinado esse recurso. São essas discussões que iremos ter aqui na casa, para que possamos formar nosso juízo de valor e votar com uma consciência tranquila”, concluiu o vereador.

Facebook
Veja também