Viagora

UBS Poti Velho realiza Mutirão de Hanseníase em Teresina

Após aproximadamente 48 a 72 horas de início do tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poti Velho irá realizar nesta quinta-feira (28), um Mutirão de Hanseníase no turno da manhã. O mutirão dermatológico tem como objetivo, além de identificação de possíveis casos de hanseníase, alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e incentivar a procura pelos serviços de saúde.

De acordo com Gardene Lacerda, gerente da Regional Norte de Saúde, é fundamental que a pessoa dê continuidade ao tratamento. “É importante a pessoa buscar ajuda para o diagnóstico e tratamento, que é gratuito.

O tratamento pode durar de 6 a 12 meses, em média, e a doença tem cura. Após aproximadamente 48 a 72 horas de início do tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença”, esclarece.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, e é potencialmente incapacitante se não diagnosticada precocemente. Os primeiros sinais e sintomas da hanseníase podem ser manchas, sensação de formigamento, ou apenas áreas da pele dormentes.

Por: Alexia Dias

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também