Piauí recebe as primeiras doses da vacina contra a dengue
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o próximo passo é capacitar os municípios sobre a aplicação do imunizante.
Nessa sexta-feira (26), o estado do Piauí recebeu 5 mil doses da vacina Qdenga, que será usada em municípios do Território Entre Rios para imunização contra a dengue. O público-alvo, de início, são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A vacina está armazenada na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Conforme a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, a capacitação para a imunização inicia nesta segunda-feira. "Vamos iniciar a capacitação sobre como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento e a elaboração do cronograma de imunização de cada município. Após essa capacitação, as vacinas seguem para os munícipios piauienses", informou.
Critérios para tomar a vacina
Segundo o Governo do Piauí, para tomar a vacina, é preciso seguir alguns critérios; se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses, caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
O Ministério da Saúde alerta que a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
Os profissionais de saúde ressaltam que é importante lembrar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra zika, febre amarela e chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.
Taxa de mortalidade por infarto agudo reduz 55% no Piauí, aponta Ministério da Saúde
Os dados são referente ao Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10 que também apontou uma diminuição de mortes por acidente vascular cerebral.Piracuruca recebe atendimentos da Carretinha da Saúde
De acordo com a Sesapi, a ação é uma parceria com o Pacto pelas Crianças, uma iniciativa que busca planejar e implementar políticas públicas e ações de cuidado com a primeira infância.Sesapi recebe equipe da Secretaria de Saúde de Minas Gerais para troca de experiência
O encontro ocorreu nessa quinta-feira (06), para conhecer de perto o modelo inovador de aquisição, armazenamento e transporte de materiais hospitalares e medicamentos adotado pelo estado do Piauí.Sesapi recebe representante do Ministério da Saúde para tratar do Samu no Piauí
. De acordo com a Sesapi, atualmente o estado possui 98 bases do Samu estadual e oito municipais.Teresina recebe insumos e medicamentos para abastecimento na saúde
Segundo a prefeitura, essa ação é resultado da convocação feita pela gestão municipal, com o objetivo de suprir a falta de itens básicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir