Viagora

Piauí Pet Castramóvel faz ação em Teresina nesta terça e quarta

A ação gratuita acontece nesta terça (5) e quarta-feira (6) e prevê a triagem e avaliação de cerca de 300 animais, que serão encaminhados para a castração

Nesta terça (5) e quarta-feira (6), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), promove o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, com a previsão de até 300 atendimentos.

A iniciativa é realizada das 9h às 11h e das 14h às 18h, no Centro de Educação Ambiental, localizado no bairro Noivos, em Teresina. O segundo dia de atividades do projeto conta com a participação do governador Rafael Fonteles, que deve comparecer à ação às 7h30.

De acordo com a gestão estadual, inicialmente, as equipes responsáveis pelos atendimentos realizam triagem e avaliação de animais domésticos (cães e gatos), para posterior encaminhamento para a castração. O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira e a vereadora Thanandra Sarapatinhas apoiam a iniciativa.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíPiauí Pet Castramóvel
Piauí Pet Castramóvel

O projeto ainda conta com consultas de avaliação e castração, além de um grande avanço tecnológico: a implantação de um microchip nos cães e gatos, para a monitoração dos bichos, o que possibilita o controle populacional mais eficaz desses animais.

Visando garantir maior eficácia durante o processo de atendimento prestado aos animais, assim como a segurança à sua saúde, a primeira ação do Piauí Pet Castramóvel é dividida em quatro fases, com a primeira delas sendo a de cadastro no local da ação para recebimento de senha. Já a segunda etapa é a de triagem/avaliação, para que os profissionais identifiquem quais animais estão aptos para serem castrados. A terceira fase encaminha os bichos para exames laboratoriais e, por fim, a quarta etapa os encaminha para as clínicas onde os animais aptos irão passar pela castração.

Segundo a secretaria, a campanha tem o intuito de que todos os animais participantes sejam devidamente avaliados e passem pela triagem ao longo dos dois dias da ação. Os responsáveis pelos cães e gatos serão orientados pelos veterinários acerca das datas e locais da castração de seus pets.

As clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que coordena os trabalhos de castração através do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU), realizam a aprovação do cadastro e, assim, autorizam as castrações.

“O Governo do Estado e nós, da Semarh, estamos muito felizes com a primeira ação do projeto Piauí Pet Castramóvel, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos, principalmente daqueles em situação de rua”, ressalta Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí. “E um dos destaques inovadores dessa iniciativa é a implantação de microchip nos animais, para um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional”, diz o gestor.

De acordo com o governo, em sua estreia, o projeto prioriza o atendimento de animais de ONGs e de protetores individuais (pessoa física que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável). Durante os dois dias da iniciativa, os responsáveis pelos animais de protetores independentes devem garantir o atendimento dos bichos por meio da realização de um pré-cadastro, em conjunto com as ONGs parceiras – Apipa e Raíssa Protetora. As organizações irão reunir os cadastros de todos os cães e gatos e, em seguida, informam os dados à Semarh, assim como quais e quantos serão atendidos durante a ação de estreia.

A diretora de Conservação da Biodiversidade na Semarh-PI, Jurema Chaves, reforça que a primeira ação do Castramóvel, por ser uma iniciativa com destaque e alta demanda, delimitou o seu público-alvo, buscando garantir mais eficácia ao trabalho. “Após a conclusão das primeiras 300 castrações, iremos avaliar o processo de execução das atividades e seus resultados, de modo a expandir o público nas próximas ações, incluindo animais de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico, que também são alvo do projeto”, declara Jurema.

A gestão estadual ressalta que a castração é uma das principais formas de promover o controle populacional dos animais, em especial daqueles que vivem em situação de rua. O procedimento ainda auxilia na mitigação do abandono de animais, principalmente filhotes, o que garante o maior bem-estar e a saúde aos bichos e à população. Além disso, a ação possibilita a redução dos riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais, como o calazar.

Projeto itinerante, o Piauí Pet Castramóvel marca a primeira iniciativa do Estado direcionado para a castração gratuita de animais domésticos em todo o Piauí. A ação é realizada em parceira com ONGs e protetores de animais.

Facebook
Veja também