Viagora

Hospital Lineu Araújo zera fila para proctologia em Teresina

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) já realizou 3.897 consultas neste ano mediante a atuação de quatro médicos na cidade de Teresina.

A fila de espera para o atendimento de Proctologia no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) foi zerada, foram 3.897 consultas realizadas neste ano mediante a atuação de quatro médicos na cidade de Teresina.

Segundo a médica proctologista, Ana Paula Andrade Melo, após a ampla divulgação do câncer colorretal observou-se uma maior procura pela especialidade.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaCentro de Saúde Lineu Araújo.
Centro de Saúde Lineu Araújo.

“Atendemos diariamente 16 pacientes nos turnos da manhã e tarde. A variedade de horários ajuda muito para atender a necessidade dos pacientes. As abstenções geralmente são poucas principalmente após o aumento da divulgação nos meios de comunicação sobre câncer colorretal, devido a alguns artistas que apresentaram a doença”, explica Ana Paula Andrade Melo, médica proctologista.

A profissional ainda destacou que no Cisla os pacientes são previamente encaminhados por clínico geral do Programa Saúde da Família ou de outra especialidade do próprio Lineu Araújo. “Então a imensa maioria vem realmente com queixas proctológicas”, informa Ana Paula.

Além disso, a proctologista também afirmou que diversos pacientes, na faixa acima de 45 anos, já realizaram exames de rastreamento (como colonoscopia ou pesquisa de sangue oculto nas fezes). Por conta disso não há necessidade de um retorno.

Facebook
Veja também