Viagora

Semarh realiza reinserção de 44 animais silvestres em José de Freitas

A ação consiste em liberar para o ambiente natural, animais que passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh) e se encontram prontos para retornarem à liberdade.

Nessa segunda-feira (29), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez a soltura de 44 animais silvestres para retornar ao seu habitat natural. A ação aconteceu em área cadastrada pelo órgão em José de Freitas.

De acordo com a Semarh, os animais passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh), dentre eles, foram reinseridos jabutis, jiboias, tamanduá-mirim e aves.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSemarh solta 44 animais silvestres no seu habitat natural
Semarh solta 44 animais silvestres no seu habitat natural

Além do período de quarenta, o processo contou com acompanhamento médico-veterinário e reabilitação, somente depois os animais foram considerados aptos para retornar a natureza.

Ainda segundo a pasta, a área na qual os animais foram soltos, possui correspondência ecológica com as espécies. O próximo passo será a identificação, descrição e o registro nos termos de destinação, microchipados e anilhados, conforme direciona a lei vigente. A propriedade possui diversos ambientes adequados aos répteis e aves, bem como outros que podem abrigar tamanduás e outros.

Para conscientizar a população sobre os maus-tratos, coleta e tráfico de animais silvestres, a Semarh também realizará campanha de educação ambiental voltada para a preservação da área.

Além disso, a atividade de soltura está pautada na instrução normativa nº 19/2024 e vem ilustrar o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que está se fortalecendo por meio das normativas publicadas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem daqueles animais que por alguma razão, foram removidos da sua vida e habitat original.

Facebook
Veja também