Semarh realiza reinserção de 44 animais silvestres em José de Freitas
A ação consiste em liberar para o ambiente natural, animais que passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh) e se encontram prontos para retornarem à liberdade.
Nessa segunda-feira (29), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez a soltura de 44 animais silvestres para retornar ao seu habitat natural. A ação aconteceu em área cadastrada pelo órgão em José de Freitas.
De acordo com a Semarh, os animais passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh), dentre eles, foram reinseridos jabutis, jiboias, tamanduá-mirim e aves.
Além do período de quarenta, o processo contou com acompanhamento médico-veterinário e reabilitação, somente depois os animais foram considerados aptos para retornar a natureza.
Ainda segundo a pasta, a área na qual os animais foram soltos, possui correspondência ecológica com as espécies. O próximo passo será a identificação, descrição e o registro nos termos de destinação, microchipados e anilhados, conforme direciona a lei vigente. A propriedade possui diversos ambientes adequados aos répteis e aves, bem como outros que podem abrigar tamanduás e outros.
Para conscientizar a população sobre os maus-tratos, coleta e tráfico de animais silvestres, a Semarh também realizará campanha de educação ambiental voltada para a preservação da área.
Além disso, a atividade de soltura está pautada na instrução normativa nº 19/2024 e vem ilustrar o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que está se fortalecendo por meio das normativas publicadas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem daqueles animais que por alguma razão, foram removidos da sua vida e habitat original.
José de Freitas
Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - Apipa
Lei que obriga inserir IMEI do celular na nota fiscal está em vigor no Piauí
De acordo com a SEFAZ, a lei objetiva mais segurança para população, além de inibir práticas de delitos relacionados a aparelhos celularesRefis oferta descontos de até 95% até 18 de dezembro para regularização de débitos
Segundo o Governo do Piauí, o Refis 2024 abrange tributos como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com débitos.Espaço da Cidadania vai ter unidade no Teresina Shopping
A Gerente de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, destacou que o novo Espaço da Cidadania vai funcionar na praça de alimentação do 2º piso do shoppingJuiz condena ex-prefeito de Pedro Laurentino a devolver R$ 1,2 milhão
A decisão foi do juiz da Vara de São João do Piauí, Ermano Chaves.Delegados são homenageados com títulos de cidadania piauiense na Alepi
Os decretos legislativos que concedem as honrarias são de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir