Viagora

Teresina continua em estado de atenção para Covid-19, aponta FMS

Na última semana de 2023 foi registrado um óbito por COVID-19 na capital, após vários meses sem ocorrência de mortes.

Nessa terça-feira (02), 27 pacientes com teste positivo para COVID-19 se encontram internados na rede hospitalar pública e privada de Teresina. Na última semana de 2023 foi registrado um óbito por COVID-19 na capital, após vários meses sem ocorrência de mortes. Tratava-se de pessoa idosa e com comorbidades.

De acordo com o Painel Situacional da COVID-19 da Fundação Municipal de Saúde, Teresina registrou aumento na positividade dos testes de diagnósticos para Covid na última semana de 2023. Média móvel da taxa de transmissão da doença na cidade, permanece acima da unidade (R0 > 1,0), o que indica que a cidade ainda está em fase de aumento da transmissão.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da FMS e infectologista, Walfrido Salmito, o uso da máscara por indivíduos mais suscetíveis às formas graves da doença, quando estiverem em ambientes fechados, semiabertos ou com aglomeração de pessoas.

“Os dados epidemiológicos apresentados indicam estado de atenção, motivando reforço à vacinação com dose de reforço bivalente aos grupos mais vulneráveis, imunização de crianças conforme calendário vacinal atualizado pelo Ministério da Saúde recentemente e a utilização obrigatória de máscaras em serviços de saúde. Também é recomendável o uso da máscara por indivíduos mais suscetíveis às formas graves da doença, quando estiverem em ambientes fechados, semiabertos ou com aglomeração de pessoas. Reforçamos a importância da higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel”, diz Salmito.

Facebook
Indicado para você
Veja também