Sefaz apreende carga ilegal com 1 tonelada de camarão em Teresina
A carga estava em um veículo que foi abordado nesta sexta-feira (05), na BR 316, e após fiscalização uma série de irregularidades foram identificadas.
Na manhã desta sexta-feira (05), em trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), foi apreendida uma carga com 1 tonelada de pescado do tipo camarão, apresentando diversas irregularidades no transporte e na nota fiscal do produto. A ação ocorreu na BR 316, nas proximidades de Teresina.
De acordo com o Márcio Chaves, fiscal da Adapi, dentre as irregularidades está a ausência de refrigeração e o desvio de rota. “O veículo que transportava o pescado, estava sem refrigeração, e então foi encaminhado ao posto da Tabuleta para averiguação com os fiscais da Adapi. Na nota fiscal da carga, a origem constava de Fortaleza, e o destino tinha Picos, portanto constatamos desvio de rota, já que a carga foi abordada na entrada de Teresina. Essa foi só uma das irregularidades", pontua.
Outra fiscal da Adapi, Daniela Rabelo, informou que o pescado não possuía selo de certificação sanitária. "O produto não tinha o selo SIF ou SISBI, e estava sendo transportada em isopores reutilizados e sem gelo e em veículo não refrigerado o que poderia deteriorar o produto, tornando o mesmo impróprio para o consumo", explicou Daniela Rabelo, fiscal da Adapi.
A Sefaz esclarece que é necessário o certificado sanitário SIM, SISBI ou SIE, SISBI OU SIF para o transporte de alimentos de um estado para outro. Por isso, foram lavrados os autos de multa de 800 UFR-PI, o que equivale a R$ 3.616,00, bem como apreensão e destruição do produto.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Fazenda - Sefaz
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi)
-
Prazo para aderir ao RefisTHE 2026 termina no dia 31 de julho
O prazo, que havia sido prorrogado pelo prefeito municipal, vai até o dia 31 de julho de 2026. -
Policial Civil é condenado a 16 anos de prisão por homicídio em Teresina
O promotor de Justiça Régis de Morais Marinho sustentou a condenação do acusado pela prática do crime previsto no Art 121, do Código Penal. -
Corpo de homem é encontrado em riacho na zona rural de Antônio Almeida
Conforme informações preliminares, o corpo foi encontrado por crianças que brincavam próximo ao lago. -
Atendimento aos sábados para emissão da Nova Identidade termina dia 25 em Teresina
O serviço especial no Teresina Shopping foi implantado durante as férias escolares; emissão continua de segunda a sexta-feira em horário regular -
Palácio da Música abre inscrições para cursos de instrumentos musicais em Teresina
As matrículas devem ser feitas na Secretaria do Palácio da Música, das 08h às 18h, com uma taxa única de R$ 60,00.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir