Ministério Público e prefeito de União firmam acordo sobre Fundo da Pessoa Idosa
De acordo com o órgão ministerial, a ação tem como objetivo garantir o desenvolvimento adequado das políticas públicas externas para o amparo da população idosa.
O Ministério Público do Piauí, através do promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira, firmou um acordo extrajudicial com o município de União, administrado pelo prefeito Gustavo Medeiros, para a regularização do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa.
De acordo com o órgão ministerial, a ação tem como objetivo garantir o desenvolvimento adequado das políticas públicas externas para o amparo da população idosa, e garantir que o município esteja devidamente registrado no Cadastro Nacional de Fundos, sob supervisão do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Conforme o acordo, o município de União compromete-se a tomar uma série de medidas com prazos específicos para fortalecer o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e implementar o Fundo da Pessoa Idosa de forma adequada. A primeira dessas ações inclui a regularização do Conselho Municipal, que deve garantir uma composição paritária, com 50% de seus membros representando a sociedade civil e os outros 50% compostos por representantes do poder público. O município tem o prazo de 30 dias úteis para concretizar essa medida.
Além disso, entre os compromissos firmados, o município de União também deve dotar o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa com recursos orçamentários suficientes para seu custódio até 30 de junho de 2025. Isso inclui a criação ou reforma de um espaço adequado ao funcionamento de todos os Conselhos Municipais, com infraestrutura mínima, como espaço protegido para reuniões, secretaria e arquivo, além de equipamentos essenciais, como computador com impressora, linha telefônica e móveis adequados para acomodação de conselheiros e participantes.
Relatório fiscal do último quadrimestre de 2024 é apresentado na Alepi
Conforme o levantamento, as receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024.Divisa inicia capacitação sobre inspeções sanitárias no Piauí
Segundo a DIVISA, a primeira oficina está sendo realizada em São Raimundo Nonato, contemplando os 20 municípios que compõem o território da Serra da Capivara.Rafael Fonteles anuncia realização de seis concursos públicos em 2025
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na inauguração do novo prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).PM do Piauí recebe mais de 600 recrutas para curso de formação de soldado
De acordo com o governo, são 375 homens e 291 mulheres que se preparam para passar por adaptações visando assumir a nova função.Piauí terá isenção automática de IPVA para motos e veículos antigos
Além disso, caminhoneiros, taxistas, Pessoas com Deficiência (PcD) também tem direito à isenção do IPVA.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir