Presidente do PT de Assunção do Piauí quer anulação de 2 seções eleitorais
O candidato petista Jackson perdeu a disputa para prefeito com uma diferença de apenas três votos para Jove (PSD).
O Partido dos Trabalhadores de Assunção do Piauí vai requerer à Justiça Eleitoral a anulação de duas seções eleitorais onde eleitores que estavam com título impugnado conseguiram votar na eleição de 2024. O candidato petista Jackson perdeu a disputa para prefeito com uma diferença de apenas três votos para Jove (PSD).
A Coligação "Agora é a vez do Povo", formada pela Federação Brasil da Esperança - FÉ BRASIL (PT/PC do B/PV) e MDB, representada pelo presidente petista Givanildo Alves Feitosa, requereu informações ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) da 39ª zona acerca de possíveis irregularidades nas seções 88 e 141.
O juiz Alexandre Alberto Teodoro da Silva emitiu despacho autorizando o Cartório Eleitoral a enviar as informações que constaram, eleitores com transferência de domicílio eleitoral indeferida e por isso impedidos de votar.
Conforme a certidão do TRE-PI, os cadernos de votação atestam que alguns eleitores não poderiam votar. No entanto, nos relatos dos mesários, foi comprovado que algumas dessas pessoas conseguiram mesmo assim.
Segundo a ata da seção 141, um eleitor identificado pelas iniciais J.C.P estava com o nome no livro como “impedido de votar” e foi autorizado pelo primeiro mesário, que assumiu o cargo, pois a presidente estava no horário de almoço. Também foi permitido que outra pessoa, de iniciais K.S.L.P, votasse.
Além disso, na seção 88-97 (agregada), dois eleitores estavam barrados, mas alegaram ter regularizado com a Justiça Eleitoral, sendo permitida a sua votação.
O município elegeu Jove (PSD) para prefeito com 3.319 votos, representando 50,02 % e o candidato derrotado, Jackson, obteve 3.316 votos. Das nove cadeiras na Câmara Municipal de Assunção do Piauí, cinco são do PSD e quatro do PT.
O presidente do PT, Giva Feitosa, ressaltou em entrevista ao Viagora que, além de terem prejudicado a lisura do processo eleitoral, houve um favorecimento ao candidato Jove (PSD). “A presidente conhece todo mundo do bairro, ela sabe quem vota em quem. Então, se é para favorecer o candidato dela, é lógico que ela vai liberar o voto. Já teve a mesma situação no nosso caso e ela proibiu”, esclareceu.
Segundo o petista, com a anulação das votações, o resultado eleitoral será revertido e Jackson deve ser o novo prefeito eleito.
“Com isso a gente ganha a eleição. Na seção 88 a gente perdeu por 11 votos, o candidato da situação teve 129 e o nosso 118. Na seção 141, foi 1 voto de diferença. Juntando as duas seções, a gente ganha a eleição”, afirmou.
Giva ainda enfatizou que uma equipe jurídica já está adotando providências necessárias junto ao Tribunal Regional Eleitoral. “Eu acho que é o justo. Nosso advogado já está tomando as medidas cabíveis diretamente no TRE para pedir a anulação das duas seções”, relatou.
-
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação. -
MP investiga vereador de Castelo do Piauí por acúmulo indevido de cargos
A apuração está sendo feita pelo promotor de Justiça Lucas Nonato da Silva Araújo. -
Quanto menos candidatos da oposição, mais força teremos para embate, diz Joel
Joel destacou que o diálogo é fundamental nesse processo, junto do respeito. “Eu acho que as palavras fortes são o respeito e o diálogo. -
Senado Federal aprova inclusão da educação financeira nas escolas
A proposta já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, e agora está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando a aplicação obrigatória.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir