Alta nos preços de frutas e verduras impacta as vendas na Nova Ceasa de Teresina
De acordo com os comerciantes, o ano de 2024 foi marcado por altos e baixos devido aos reajustes nos preços dos alimentos essenciais na mesa dos brasileiros.
Os alimentos essenciais na mesa dos brasileiros tiveram um reajuste expressivo nos valores em 2024, com isso o comércio de frutas e hortaliças sentiu os impactos desse aumento, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Viagora esteve no Centro Estadual de Abastecimento – Nova Ceasa Piauí, localizada na zona Sul de Teresina, onde os comerciantes relataram que o ano foi marcado por altos e baixos nas vendas.
O comerciante José, vendedor de frutas e verduras na Nova Ceasa há 8 anos, comentou sobre a comercialização desses alimentos durante o ano e as perspectivas para 2025.
![Frutas Seasa](/media/images/2024/12/23/frutas-seasa_3P0uLTa.JPG.950x0_q95_crop.webp)
“As vendas esse ano estão boas, principalmente de frutas como uvas e morango, que tem saído bastante, em relação ao ano passado que estava fraco, em 2024 as vendas melhoraram muito. As frutas que as pessoas mais procuram na minha banca são morango, melancia, limão e tangerina, são as que vendem bastante, as uvas passas frescas, para esse período do natal, tem saído muito, e as expectativas para o ano de 2025 é que as vendas melhorem mais", afirmou.
De acordo com o IBGE, em comparação com 2023, a cenoura foi a que teve o maior reajuste, com uma alta de quase 57% nos preços, seguida da batata-inglesa, com aumento de 38,24%, e da banana prata, com elevação de 17,45%.
Para o permissionário da Nova Ceasa, Janecson, as vendas deste ano não atingiram as expectativas, ele ressaltou que a baixa procura está atrelada aos altos preços.
![Vendas de frutas mais procuradas para o Natal](/media/images/2024/12/23/vendas-de-frutas-mais-procuradas-para-o-natal_bX3idu8.JPG.950x0_q95_crop.webp)
“As vendas estão boas agora no período do natal, durante o ano de 2024 foram fracas apesar das frutas que eu vendo aqui terem uma saída boa, sendo a uva e a maçã as mais vendidas da banca. Acredito que isso aconteceu por conta dos preços, as vendas diminuíram, mas espero que em 2025 elas melhorem”, pontuou.
Conforme os comerciantes, apesar dos altos preços, as frutas mais procuradas na Nova Ceasa durante o ano de 2024 foram a melancia, o morango, a laranja e a banana. Já entre as hortaliças e verduras estão o couve-flor, o repolho, a cenoura e a batata-inglesa.
-
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade. -
Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí. -
Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar). -
Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa. -
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir