Viagora

Corso de Teresina 2024 terá ações de saúde durante evento

O evento acontece neste sábado (3), na avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina

O Corso de Teresina deste ano também vai contar com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) levando ações de saúde para os foliões presentes. Equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e do SAMU Teresina prestarão orientações e atendimentos na área de realização da festa carnavalesca.

Já pela manhã do dia do evento, 3 de fevereiro, os fiscais da Vigilância Sanitária de Teresina inspecionarão o comércio ambulante de alimentos e bebidas, que serão instalados ao longo da Avenida Raul Lopes, onde ocorrerá o Corso.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaCorso de Teresina.
Corso de Teresina.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, explica como será feita este procedimento. “Será realizado um processo educativo orientando quanto à correta manipulação e exposição de produtos comercializados no local, de acordo com a RDC 43/2015 (regra sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa, incluindo requisitos mínimos para avaliação prévia e funcionamento de instalações e serviços relacionados ao comércio e manipulação de alimentos e definição de responsabilidades)”, disse ela.

Já no horário da tarde, as equipes da FMS serão distribuídas em grupos para que todos os ambulantes ali instalados passem pela vistoria da Vigilância Sanitária. “Mesmo com orientações prévias, a presença das equipes de fiscalização é imprescindível para minimizar e controlar os riscos sanitários”, enfatizou Larisse Portela.

Durante o evento

No horário do Corso, a coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS da FMS também estará presente na festa, fornecendo insumos (preservativos masculino e feminino) levando orientações para a população presente na avenida.

Outro serviço de saúde disponível durante o evento é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina (SAMU). Ele estará de plantão com ambulância, insumos, equipamentos para qualquer caso de acidentes.

Segundo a enfermeira de Apoio Técnico da Gerência de Assistência Hospitalar da FMS, Aranucha Brito, a equipe é completa; com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e uma ambulância de suporte avançado além de uma motolância de plantão. “Os hospitais do Monte Castelo e Primavera, além do HUT, estarão como referência para os atendimentos em saúde durante a festa” informou a enfermeira.

Facebook
Indicado para você
Veja também