Viagora

Operação da PF contra emissão de diplomas falsos cumpre mandados em Teresina

Conforme a PF, a ação visa desarticular um esquema ilegal, no Maranhão e imediações, que ofertava cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do Ministério da Educação (MEC).

Na manhã dessa quarta-feira (21), a Polícia Federal deflagrou a Operação Mendacius, contra emissão de diplomas falsos e cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Buriticupu/MA, Santa Inês/MA, Imperatriz/MA, Teresina/PI e Porto Nacional/TO.

Conforme a PF, a ação visa desarticular um esquema ilegal, no Maranhão e imediações, que ofertava cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do Ministério da Educação (MEC), com a emissão de diplomas falsos. Estes, por sua vez, eram utilizados em requerimentos de registro profissional junto aos Conselhos Profissionais.

Sobre a dinâmica do crime, a polícia apontou que os dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) clandestinas ofertavam cursos irregularmente, alegando que possuíam parcerias/convênios com faculdades credenciadas pelo MEC, e que posteriormente iriam expedir os diplomas.

Com esta falsa afirmativa, os investigados ludibriaram os alunos de cursos como Serviço Social, Administração, Pedagogia e Letras. Os crimes apurados são: estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, crime contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão em residências e faculdades envolvidas, cumpridos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Além disso, houve arresto de bens – com bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de veículos e imóveis, como forma de assegurar o ressarcimento aos lesados, bem como inibir a reiteração delitiva, impedindo o enriquecimento ilícito dos envolvidos. A PF ainda prendeu uma pessoa em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Facebook
Veja também