Viagora

Vacinação contra raiva será no sábado nas zonas rurais Norte e Leste de Teresina

Entre os dias 24 de fevereiros e 02 de março, a Prefeitura de Teresina realizará a vacinação da segunda fase da campanha.

A Prefeitura de Teresina divulgou que realizará a vacinação da segunda fase da campanha antirrábica, no dia 24 serão imunizados cães e gatos das zonas rurais Norte e Leste e dia 02 de março serão as zonas Sul e Sudeste.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram vacinados mais de 132.673 cães e gatos contra a raiva na zona urbana de Teresina, sendo 91.027 cães e 41.646 gatos.

A campanha de vacinação antirrábica na zona urbana foi realizada em duas etapas, dias 2 e 9 de dezembro.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaVacinação contra a raiva
Vacinação contra a raiva

A vacinação de cães e gatos é prevenção fundamental contra vírus da raiva. Para proteger a todos, os tutores de cães e gatos devem manter os animais vacinados.

De acordo com a FMS, o vírus pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas, tem letalidade de quase 100%.

Além disso, o gestor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Élcio Leite Alves, avalia que houve boa participação dos tutores de animais ao comparecerem aos postos de vacinação na zona urbana.

“Aquele tutor, que por acaso perdeu o dia da campanha, pode levar seu animal de estimação até a gerência de zoonoses em qualquer dia do ano que teremos pessoal capacitado para aplicar a vacina”, diz ele. Para mais informações basta acessar o endereço eletrônico https://site.fms.pmt.pi.gov.br/zoonoses.

Facebook
Veja também