Viagora

Gaeco deflagra Operação Volt contra desvio de recursos na Prefeitura de Luís Correia

Segundo o Gaeco, serão cumpridos 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou nesta quarta-feira (07), a Operação Volt que visa apurar desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação do município de Luís Correia, por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo o Gaeco, serão cumpridos 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

Foto: Divulgação/ InstagramOperação Volt do Gaeco cumpre mandados no Piauí
Operação Volt do Gaeco cumpre mandados no Piauí

Os mandados foram expedidos pela Central Regional de Inquérito III, Polo Parnaíba, e entre os alvos estão agentes públicos, empresas que atuam no município e seus sócios-proprietários.

Ainda de acordo com o Gaeco, a operação conjunta contou com apoio do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da atuação da Promotoria de Justiça de Luís Correia, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Força Integrada de Combate a Organizações Criminosas no Piauí (FICCO), formada pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e Polícia Militar.

Dinâmica do crime

Conforme investigações do Gaeco, agentes públicos, empresários e suas respectivas empresas integram uma estrutura criminosa que supostamente atua no desvio de recursos públicos do município de Luís Correia.

O Gaeco informou que o crime seria praticado através do direcionamento de licitações à determinada empresa usada pela suposta organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo ente municipal.

Além disso, após o pagamento da empresa, parte do recurso público era destinado, diretamente ou através de pessoas interpostas, a agentes públicos ocupantes de cargos na estrutura da prefeitura.

Facebook
Veja também