Viagora

Rede de Saúde Mental da FMS de Teresina faz carnaval unificado dos CAPS

O evento acontece no Estacionamento da Ponte Estaiada nesta quinta (8).

Nesta quinta-feira (8), às 16h, será realizado o carnaval dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Teresina no Estacionamento da Ponte Estaiada. O evento foi organizado pela Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com apoio da Prefeitura de Teresina e da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

A gerente de Saúde Mental da FMS, Larissa Carvalho explica como será realizado o evento e a importância dele. "Será um momento de diversão, integração e fortalecimento da política antimanicomial que preza pela inserção das pessoas com transtorno mental nos espaços sociais, culturais e de autonomia. O grupo carnavalesco fortalece a importância das atividades extra muro e a interação entre a rede de saúde mental. O momento será destinado aos usuários e profissionais dos serviços de saúde mental do município de Teresina", disse.

Foto: Divulgação/FMSRede de Saúde Mental da FMS realiza carnaval unificado dos CAPS.
Rede de Saúde Mental da FMS realiza carnaval unificado dos CAPS.

Os CAPS são Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.

O objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.

Teresina atualmente conta sete CAPS, entre eles um infantil e um específico para atender dependentes de álcool e outras drogas (CAPS AD).

Facebook
Indicado para você
Veja também