Câmara de Teresina aprova reajuste de 20,8% para professores municipais
A proposta do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi de 5%, mas os vereadores modificaram o valor por meio de emenda nesta terça-feira (19).
A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei que reajusta em 20,8% o salário dos professores da rede municipal da capital. A proposta do prefeito Dr. Pessoa foi de 5%, mas os vereadores modificaram por meio de emenda.
Os professores deflagraram greve no dia 04 de março reivindicando o cumprimento do acórdão 219/2023 do TCE-PI, pagamento do passivo das dívidas com o magistério dos anos de 2022 e 2023 e o reajuste do vencimento inicial do grupo funcional básico acima do salário mínimo.
Também foi aprovada uma audiência pública envolvendo o secretário de Governo, Michel Saldanha, e o secretário de Finanças, Danilo Bezerra, para debater sobre o reajuste do magistrado municipal.
A prefeitura alega que o reajuste apresentado está em conformidade com a Lei Federal Nº 11.738/2008, que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, e com a Lei Municipal Nº 2.972/2001, que trata do Estatuto e Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede de Ensino do Município de Teresina.
Em contrapartida, os sindicalistas apontam uma defasagem de 17,18% referente ao reajuste dos dois anos anteriores e 3,62% deste ano. A categoria permanece em greve e vai realizar uma manifestação nesta quarta-feira (20), às 08h em frente à Prefeitura de Teresina, para cobrar ao prefeito a sanção do projeto, caso contrário ele retornará para a Casa Legislativa.
-
Justiça Eleitoral defere candidatura à reeleição do prefeito Dr. Pessoa
De acordo com a Justiça Eleitoral, a chapa majoritária tem como vice o ex-vereador, Ricardo Bandeira (Avante). -
TCE anula licitação de R$ 434 mil da Prefeitura de Alvorada do Gurguéia
A decisão foi proferida durante sessão da Segunda Câmara, que ocorreu de 3 a 7 de junho deste ano, com relatoria do conselheiro Alisson Felipe de Araújo. -
Sílvio Mendes diz que pretende ampliar o Hospital de Urgência de Teresina
O candidato iniciou a semana com uma caminhada no bairro Gurupi, com populares e a chapa proporcional. -
Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura da prefeita de Piripiri
Com a decisão, a candidata está inabilitada para participar das eleições de 2024. -
Acompanhe agenda dos candidatos à Prefeitura de Teresina desta quarta-feira (11)
As atividades, que incluem visitas a comerciantes, eventos com lideranças comunitárias e entrevistas a veículos de comunicação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir