Viagora

Polícia Ambiental apreende 8 jiboias e 2 jacarés em Teresina

De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), as capturas ocorreram nessa quinta-feira (04) em áreas residências.

Nessa quinta-feira (04), a Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou a apreensão de pelo menos oito jiboias e dois jacarés em área residencial na cidade de Teresina.

De acordo com o BPA, nos primeiros três meses do ano, foram registrados 703 casos de resgate e capturas de animais silvestres em ambiente urbano, em decorrência do período chuvoso.

Foto: Divulgação/PM-PIApreensão de oito jiboias e dois jacarés
Polícia Ambiental apreende 8 jiboias e 2 jacarés em Teresina

Segundo o major Fredson Abreu, comandante do BPA, o batalhão está com uma alta demanda de atividades relacionadas ao resgate de animais em via pública e em residências. Os dados apontaram que, de janeiro a março, foram realizados 396 atendimentos envolvendo serpentes, a maioria da espécie jiboia. Já de jacarés, foram 35 resgates.

“Ontem, como é de praxe, o BPA atuou não só na parte preventiva, mas também em ações relacionadas a atividades de resgate de animais. O período chuvoso aumenta essa demanda de animais, especialmente jacarés e cobras. Ontem foi um dia que rendeu muitas ocorrências, foram mais de 15 resgates de animais em residências, em via pública. O batalhão tem cumprido o seu papel em proteger a nossa fauna, no resgate desses animais e soltando em seus habitats naturais, dando a sensação de segurança para a população que na liga”, ressalta.

O comandante ainda destacou os fatores que ocasionam o aparecimento em ambiente urbano, como alagamentos, enchentes, a procura por lugares com temperaturas maiores, além do desmatamento. 

Ao encontrar uma espécie silvestre em área residêncial, a polícia recomenda não afugentá-lo ou tentar pegá-lo, evitando possíveis acidentes. Além disso, o BPA pode ser acionado através do 190.

“O número de ocorrências diárias sempre aumenta nesse período em razão das chuvas, que muitas vezes até destroem o habitat; a questão também das baixas temperaturas e eles procuram locais mais quentes, como interior de casas, forros, tetos, fogões, motor de carros. O alerta é para que as pessoas, ao avistarem, não hostilizem, afugentem. Procurem o órgão competente para fazer o resgate de maneira segura. Pode estressar o animal. Deixe ele, visualize, mantenha uma distância segura e ligue para o BPA”, conclui.

Facebook
Veja também