Águas de Teresina anuncia plano de prevenção para o período do B-R-O BRÓ
As estratégias incluem modernização, manutenção e tecnologia para garantir abastecimento adequado no período mais quente do ano.
A Águas de Teresina realizou, nesta quarta-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar o Plano de Prevenção destinado ao período do B-R-O BRÓ, época em que o consumo de água aumenta consideravelmente. O plano inclui obras de melhoria, manutenções e o uso de tecnologia para monitoramento da cidade, além de equipes operacionais capacitadas para atender às demandas.
Durante o B-R-O BRÓ, meses mais quentes do ano em Teresina, o consumo de água atinge picos elevados. O período chuvoso também aumenta a carga de trabalho nas estações de tratamento, que precisam intensificar a limpeza da água. Em resposta a esses desafios, a Águas de Teresina investiu, desde 2020, em melhorias nas estações de abastecimento e na infraestrutura de distribuição, incluindo a construção de um ramal no bairro Saci que distribui água até o Planalto Uruguai.

A distribuição de água em Teresina é realizada por meio de dois complexos, ETA Sul e ETA Norte, 135 poços, 51 boosters, 20 setorizações e uma rede de 3.223 km, atendendo 384.667 imóveis.
O diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro, anunciou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sul, responsável por cerca de 80% do abastecimento da cidade, passará por uma manutenção programada no próximo domingo, das 12h às 24h. "O retorno do abastecimento será gradativo, iniciando pelas áreas mais baixas e, posteriormente, alcançando as áreas mais altas", afirmou Chaveiro. A manutenção visa evitar paradas emergenciais e garantir a eficiência na distribuição de água.

A ETA Sul passará por um processo de modernização e limpeza nos sistemas de bombeamento de captação e recalque. Essa modernização inclui a substituição de componentes mecânicos das bombas, rejuvenescendo as instalações para seu estado inicial de fabricação, além da implantação de sistemas de acionamento modernos. Com uma potência total de 4.600 cv, a subestação é alimentada por uma linha exclusiva de 69 kv.

Murilo Formiga, superintendente de operações da Águas de Teresina, destacou o uso do Centro de Controle de Operações Integrada (COI). "O COI nos permite monitorar o abastecimento de água 24 horas por dia. Sabemos em tempo real onde há disponibilidade de água, os níveis dos reservatórios e a demanda de consumo em cada bairro. Isso nos ajuda a direcionar a água de forma eficiente para as áreas que mais necessitam", explicou Formiga.

A Águas de Teresina planeja realizar manutenções em diversos bairros ainda este ano. Entre os bairros contemplados estão Centro, Saci, Catarina, Morro da Esperança, Vale do Gavião, Pedra Mole, Tabajaras, Monte Castelo, Porto do Centro, Bela Vista I, Água Mineral, Buenos Aires, Santa Cruz e Dilma Rousseff.
Ministério Público examina licenciamento da Piauí Níquel para construção de barragem
A empresa Piauí Níquel Metais S/A é uma subsidiária da Brazilian Nickel, do setor de mineração.MP investiga Bridgestone do Brasil após denúncia de crimes tributários no Piauí
A investigação está a cargo do promotor de justiça Rodrigo Roppi de Oliveira.Procon e Ouvidoria realizam quarta edição do projeto Itinerante no Piauí
A ação promove educação para o consumo, atendimento ao cidadão e fortalecimento da rede de proteção ao consumidorPiauí decreta estado de emergência zoossanitária para prevenção da gripe aviária
A Medida busca intensificar ações de vigilância e reforçar proteção da avicultura no estadoEsperantina receberá Sessão Solene da Assembleia Legislativa
A solenidade marca os 190 anos do Legislativo piauiense e reforça interiorização das ações da Alepi
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir