Produtores de Parnaíba exportam acerola para os EUA e Europa
A produção de acerola do do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos ultrapassou as 4 mil toneladas em 2023.
O Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, localizado em Parnaíba, litoral do Piauí, tem obtido destaque na produção de acerola. A produção do fruto ultrapassou 4 mil toneladas, em 2023, e já está sendo enviada para compradores do Ceará, Estados Unidos e até para a Europa.
De acordo com o presidente da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, José Clarindo Brito, a produção do fruto tem destaque por sua importância na riqueza de vitamina C, utilizada em medicamentos e cosméticos.
“Alguns brincam que a gente não produz acerola, e sim vitamina C. Hoje, o nosso grande mercado é a acerola verde para algumas empresas, tanto americanas como da Europa. Temos compradores tanto no Piauí como no Ceará também. É um produto de grande rentabilidade, tanto para o produtor como para o colaborador”
Ao todo, 1.964 hectares estão sendo utilizados para a produção, dos quais 350 são dedicados à acerola, com 39 agricultores focados na fruta.
Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) e Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o Governo do Piauí presta assistência técnica, pesquisa e financiamento do Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba.
Quatro novos defensores públicos são empossados no Piauí
Com a ampliação do quadro de integrantes, a Defensoria Pública do Piauí conta com 123 defensores no estado.Dr. Pessoa assina termo de cooperação para ampliação do metrô de Teresina
O gestor destacou que o termo de cooperação irá beneficiar toda a população da capital.Dia do Piauí terá programação nas cidades de Teresina e Parnaíba
Segundo o governo estadual, as atividades iniciam na Capital, no dia 16 de outubro, com um culto em Ação de Graças, realizado na Igreja Batista Nacional Bereana, no bairro Mocambinho, às 19h.Corpo de Bombeiros do Piauí controla fogo em Nazária
O Coronel Leite destacou a importância dessa estratégia, já que as mesmas equipes foram mobilizadas em várias missões simultaneamente, tanto no norte quanto no sul do estado.Rafael Fonteles discute sobre promoção do turismo durante missão na China
De acordo com o governo, Rafael Fonteles conheceu a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, que lhe apresentou a trajetória de desenvolvimento turístico de Macau.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir