Bombeiros do Piauí faz alerta sobre acidentes domésticos e escolares
O tenente Silvestre destaca a importância de manter materiais de cozinha sempre longe do alcance das crianças para evitar acidentes e outras situações preocupantes dentro de casa.
O corpo de Bombeiros do Piauí, faz alerta aos cuidados básicos durante esse período de volta as aulas e nos cuidados necessários em casa, principalmente com as crianças.
O tenente Silvestre destaca a importância de manter materiais de cozinha sempre longe do alcance das crianças para evitar acidentes e outras situações preocupantes em casa.

Um dos casos que marcaram a equipe do tenente foi o da pequena Anna Luiza, de 5 anos. Na época, em 2021, a ocorrência ganhou destaque nacional quando foi amplamente repercutida em todo o Brasil.
Anna Luiza brincava de cozinheira quando, ao pegar escondido uma panela de pressão dos pais, acabou acidentalmente prendendo o objeto na cabeça, o que gerou grande preocupação para a família. “Essa ocorrência foi bastante curiosa. A criança, por não ter noção do perigo, encaixou a panela de pressão na cabeça; o que parecia uma brincadeira para ela tornou-se motivo imediato de preocupação para os pais. No entanto, Anna Luiza e sua mãe, Joelma, mantiveram-se bem-humoradas durante toda a operação de retirada do objeto”, relembra o tenente.
Devido ao aumento dessas chamadas entre dezembro (considerando mês de férias para maioria dos alunos) e o primeiro bimestre do ano seguinte, o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) alerta pais, monitores escolares, responsáveis, cuidadores de crianças e idosos, além de adultos em geral sobre o crescimento dos acidentes domésticos nesse período.
Segundo dados do Comando de Operações dos Bombeiros (COB), os tipos de ocorrências envolvendo acidentes domésticos são os mais variados possíveis, abrangendo desde crianças a partir de um ano, até idosos com mais de 60 anos.
Com base nos relatórios de atendimento da Central 193 do CBMEPI, apenas em Teresina, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, os acidentes mais frequentes foram cortes de anéis presos nos dedos e vazamentos de gás de cozinha. No entanto, há uma grande diversidade de ocorrências.
Embora os dados apresentados sejam apenas de Teresina, os Bombeiros atendem esse tipo de ocorrência em todo o estado do Piauí. A porta-voz do CBMEPI, coronel Najra Nunes, reforça a importância de acionar o 193 para qualquer situação de risco, independentemente da localização. “Sempre que a população se deparar com uma situação perigosa, seja em casa, na escola ou na rua, é essencial manter a calma e chamar o 193. Nossas equipes estão disponíveis 24 horas por dia para auxiliar no que for necessário, tanto na capital quanto no interior do estado”, finaliza a coronel Najra Nunes.
Por: Gisele Silva
Teresina
Piauí
Corpo de Bombeiros
Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM)
Centro de Teresina
Promotor aciona prefeito de Inhuma na Justiça para regularizar o matadouro público
Segundo a Promotoria de Justiça, a obra do matadouro público está inacabada e possui diversas irregularidades estruturais, bem como sanitárias.Carteira para pessoas com fibromialgia começará a ser emitida em Teresina na segunda
A emissão da CIPFIBRO começa na próxima segunda-feira (24) em Teresina e, a partir maio, nos demais municípios do Piauí.Projeto Seis e Meia traz show da cantora Rosa Marya Colin para Teresina
O show será realizado no dia 28, no Theatro 4 de setembro, em Teresina, e os ingressos estarão à venda a partir do dia 21 de março.Ônibus Lilás proporciona serviços para mulheres em 5 cidades do Piauí
As unidades móveis irão percorrer os territórios de Carnaubais, Castelo do Piauí, Juazeiro, Campo Maior e Altos, de 25 a 27 de março.Secretaria da Fazenda do Piauí lança edital de concurso com salários de até R$ 27 mil
Os interessados devem se inscrever a partir das 10h do dia 24 de março até as 23h59 do dia 22 de abril de 2025, exclusivamente pela internet.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir