Carnaval e alimentação: procura por frutas e verduras aumenta para folia no Piauí
O Viagora visitou a Nova Ceasa e conversou com vendedores sobre a procura por frutas, verduras e legumes, além da movimentação, no período carnavalesco.
Durante o período de Carnaval, muitas pessoas costumam buscar alimentos mais leves e saudáveis para manter a energia e a hidratação durante a folia. O Viagora esteve na Nova Central de Abastecimento (Ceasa) de Teresina e conversou com vendedores sobre a procura por frutas, verduras e legumes neste período do ano. Além disso, permissionários destacam que consumidores aproveitam o feriado para comprar esses produtos antes de viajar.
Mesmo com algumas oscilações no comércio, há vendedores que percebem um aumento na demanda por frutas e verduras antes do feriado. Janecson Virginio, permissionário da Ceasa desde 1995, confirmou esse movimento. “Antes do Carnaval a venda é boa. Muita gente viaja e compra bastante coisa para levar para o interior. Depois do feriado, as vendas caem um pouco, mas depois sobem de novo”, explicou.
Além disso, ele ressaltou que todas as frutas, legumes e verduras são procurados igualmente. “Não tem nenhum que podemos falar ‘’esse aqui não vende”, todos são procurados. Qualquer coisa que colocamos para vender aqui, vende”, disse.
A importância da alimentação saudável no Carnaval
Conforme pesquisas, as altas temperaturas e o esforço físico aumentam o gasto energético e o nível de transpiração do corpo. Por isso, quem for curtir o Carnaval deve reforçar a hidratação e a alimentação, priorizando frutas e verduras ricas em água e nutrientes.
Além disso, comer bem antes dos blocos ajuda a diminuir os efeitos do álcool no organismo. Nutricionistas recomendam evitar alimentos gordurosos e dar preferência a opções leves e de fácil digestão, como frutas frescas, que fornecem energia e mantêm o corpo hidratado durante a folia.
Vendas na Nova Ceasa
Apesar do aumento da procura antes do feriado, alguns vendedores relataram que, no geral, as vendas deste ano estão abaixo do esperado. Raimundo de Sousa, conhecido como Raimundo Galeto, vendedor na Nova Ceasa, lamentou a situação. “As vendas despencaram, aqui na Ceasa só estão os permissionários, os clientes sumiram. Comparado aos anos anteriores, está muito pior”, disse.
Já Jorge de Sousa, também permissionário da Nova Ceasa, observou o impacto do feriado prolongado no comércio de alimentos. “No período do Carnaval, as vendas caem um pouco porque muitas pessoas viajam”, afirmou.
Os permissionários esperam que as vendas melhorem nos próximos dias, mas reforçam que a movimentação segue instável.
Ministério da Saúde destina 21 novas ambulâncias para o SAMU no Piauí
Conforme o Governo do Estado, os veículos fazem parte de um lote de 156 unidades que serão distribuídas para 15 estados, beneficiando 96 municípios.Programa Piauí Saúde Digital é lançado em Parnaíba pela Sesapi
O programa já está presente em 223 municípios, beneficiando pacientes da rede pública de saúde.Campanha de combate à dengue é intensificada nos hospitais de Teresina
Conforme o levantamento da Fundação Municipal de Saúde, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya.Atendimentos odontológicos são retomados na UBS do bairro São Pedro
De acordo com a nova gestão da FMS, o serviço estará disponível logo após a desinterdição dos dois consultórios odontológicos da unidade, feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).Piauí tem menor tempo de espera para atendimentos no SUS, diz pesquisa
O estado lidera ranking nacional com tempo médio de 10,8 dias, impulsionado pelo Programa Saúde Digital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir