HEDA lança Comissão de Doação de Órgãos e renova esperança para pacientes em espera
HEDA surgiu após a primeira cirurgia de captação de múltiplos órgãos, realizada no dia 1º de novembro de 2024.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) já está funcionando na realização de Transplante, para os pacientes que aguardam na fila, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).
A CIHDOTT é originada pela Portaria n.º 2.600, de 21 de outubro de 2009, que regulamenta o Sistema Nacional de Transplantes, e a ideia para criação da comissão no HEDA surgiu após a primeira cirurgia de captação de múltiplos órgãos, realizada no dia 1º de novembro de 2024. Ainda no ano passado, o Núcleo de Córneas do HEDA alcançou um aumento de 75% em relação ao ano anterior.

Segundo o HEDA, entre as responsabilidades da comissão estão a notificação de situações de doadores e a realização segura de diagnósticos de morte encefálica, assim como proporcionar acolhimento às famílias de pacientes falecidos, independentemente de serem doadores ou não. “Teremos uma equipe que organizará todas as rotinas e fluxos, desenvolvendo essas atividades com cada vez mais qualidade”, acrescenta Nadja Freitas, coordenadora da CIHDOTT.
Com foco em solidariedade e esperança, a comissão buscará criar um legado na promoção da doação de órgãos, segundo afirma o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “A CIHDOTT representa uma oportunidade de transformação, tornando o HEDA um exemplo de compromisso com a doação de órgãos e de inspiração para toda a comunidade”, destaca Carlos Teixeira.
Teresina
Piauí
Piauí Saúde Digital
Central Estadual de Transplante do Piauí
Comissão Especial de Saúde
Programa Piauí Saúde Digital é lançado em Parnaíba pela Sesapi
O programa já está presente em 223 municípios, beneficiando pacientes da rede pública de saúde.Campanha de combate à dengue é intensificada nos hospitais de Teresina
Conforme o levantamento da Fundação Municipal de Saúde, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya.Atendimentos odontológicos são retomados na UBS do bairro São Pedro
De acordo com a nova gestão da FMS, o serviço estará disponível logo após a desinterdição dos dois consultórios odontológicos da unidade, feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).Piauí tem menor tempo de espera para atendimentos no SUS, diz pesquisa
O estado lidera ranking nacional com tempo médio de 10,8 dias, impulsionado pelo Programa Saúde Digital.Sesapi inicia campanha de ampliação da cobertura vacinal contra o HPV em Parnaíba
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no Piauí, 36.050 mulheres e 88.131 homens não tomaram nenhuma dose da vacina, que está disponível desde de 2014.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir