FMS de Teresina oferece tratamento de dependência em cigarro eletrônico
Segundo a FMS, essa iniciativa faz parte do programa de combate ao tabagismo no Hospital do Parque Piauí, conhecido como Hospital da Criança.
Nesta segunda-feira (10), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou a abertura de vagas para tratamento de pessoas com vícios em cigarro eletrônico, conhecidos popularmente como "vapes".
Segundo a FMS, essa iniciativa integra o programa de combate ao tabagismo no Hospital do Parque Piauí, conhecido como Hospital da Criança. Os cigarros eletrônicos trazem sérios riscos à saúde, incluindo câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, por isso a necessidade de combater a utilização desse dispositivo.
Nicole Alves, diretora do Hospital do Parque Piauí, ressaltou que a Fundação Municipal de Saúde possui uma equipe multidisciplinar competente para realizar o tratamento, que tem duração de um ano.
“O tratamento inclui consultas individuais, sessões em grupo e uso de adesivos de nicotina, quando necessário. Este suporte é multidisciplinar e pode durar até um ano, proporcionando acompanhamento contínuo para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar”, explicou.

De acordo com a FMS, a venda desses dispositivos no Brasil foi proibida desde 2009 pela Anvisa, mas o uso dos vapes está cada vez mais comum, principalmente entre os jovens em festas e eventos.
A Anvisa, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.° 855/2024, ampliou as restrições, proibindo também a fabricação, importação, distribuição, armazenamento, transporte e publicidade dos cigarros eletrônicos. O uso é proibido em espaços fechados, públicos ou privados, com penalidade para quem descumprir a lei.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Prefeitura de Teresina
Comissão Especial de Saúde
Rafael Fonteles lança Pacto pela Ordem com medidas para endurecer o combate ao crime
Segundo o governador, o pacto inclui 16 projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa, além de medidas administrativas.Silvio Mendes reúne secretariado para discutir sobre finanças
Na reunião, o prefeito Silvio Mendes analisou a atual situação econômica, alinhou estratégias e definiu diretrizes para a gestão eficiente dos recursos públicos.Operação da Sada e Adapi fiscaliza abatedouro clandestino em Teresina
O abate clandestino é uma pratica ilegal que representa sérios riscos à saúde pública, ao meio ambiente e ao bem-estar animal.Piauí terá 4 mil novos agentes de segurança pública até 2026, anuncia Rafael Fonteles
Segundo o governador Rafael Fonteles, os resultados desse investimento já podem ser medidos nas estatísticas de segurança.MP investiga engenheiro agrônomo por fraude em registros imobiliários no Piauí
O promotor Roberto Monteiro Carvalho foi responsável por assinar a portaria que foi publicada no Diário Eletrônico do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir