Comissão da Alepi aprova projeto que torna ultrassom morfológico obrigatório no pré-natal
O projeto de lei, de autoria do deputado Flávio Jr., prevê a realização do exame para detectar condições genéticas e minimizar complicações na gestação.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nessa terça-feira (18), o projeto de lei do deputado licenciado Flávio Jr. (PT) que institui a obrigatoriedade da realização do ultrassom morfológico no pré-natal. A proposta também inclui exames para detectar eclâmpsia e pré-eclâmpsia.
Conforme a Alepi, o exame tem como objetivo identificar condições genéticas como mielomeningocele, Síndrome de Down, Síndrome de Patau e Síndrome de Edwards. Caso alguma alteração seja detectada, os responsáveis devem ser informados sobre os procedimentos disponíveis para reduzir complicações associadas às doenças.
Flávio Jr. ressalta a importância da iniciativa e destaca que a detecção precoce é essencial. “A iniciativa busca assegurar o acesso universal e equitativo ao diagnóstico precoce, possibilitando intervenções que minimizem complicações e promovam uma qualidade de vida digna às pessoas afetadas. A detecção precoce dessa condição, assim como de outras síndromes genéticas mencionadas, é essencial para que as gestantes e seus familiares possam ser devidamente informados e orientados sobre as opções de tratamento, sejam elas intrauterinas ou pós-nascimento”, afirmou.

O relator da matéria foi o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade). Agora, o projeto segue para análise da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, presidida pelo deputado Hélio Isaías (PP).
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Evaldo Gomes
Comissão Especial de Saúde
Hélio Isaías
Flávio Nogueira Júnior
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.Rafael Fonteles transmite cargo ao vice-governador e embarca para Oriente Médio
Rafael Fonteles explicou que vai integrar a comitiva como presidente do Consórcio Nordeste junto a governadores e vice-governadores dos outros oito estados da região.Ministério Público investiga UESPI por atrasar pagamentos de bolsas para cotistas
A Universidade Estadual do Piauí informou que não foi notificada sobre o assunto.Rafael Fonteles nomeia 50 aprovados em concursos para analistas
Os candidatos foram aprovados no certame regido pelos seguintes editais: nº 01/2024 e nº 02/2024.MP recomenda que FMS de Teresina atualize página virtual de medicamentos
A FMS tem 30 dias para acatar as medidas e facilitar o acesso às informações sobre medicamentos fornecidos pela rede municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir