Sesapi finaliza atividade de Carnaval 2025 no município de Barras
Segundo a Sesapi, a equipe realizou a testagem para HIV, sífilis e hepatites, distribuiu materiais informativos e ofereceu métodos de prevenção contra as ISTs.
Nessa terça-feira (04), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) finalizou as atividades de carnaval de 2025 com a participação de técnicos da coordenação de ISTs e do Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA), na programação carnavalesca do município de Barras.
Segundo a Sesapi, a equipe realizou a testagem para HIV, sífilis e hepatites, distribuiu materiais informativos e ofereceu métodos de prevenção contra as ISTs, em parceria com a coordenação de ISTs local.

Rayza Barros, membro da coordenação de ISTs da Sesapi, destacou que as ações da Secretaria durante o carnaval percorreram diversas festas no estado, tanto no norte quanto no sul. “Estivemos presentes em várias festas pelo estado, oferecendo testagem rápida, aconselhamento, distribuição de insumos preventivos, objetivando de proporcionar mais segurança e saúde aos piauienses", afirmou Rayza.
De acordo com a secretaria, as ações também tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as ISTs durante todo o ano, reforçando a necessidade do uso de métodos preventivos e do autocuidado.
A enfermeira da coordenação de ISTs da Sesapi, Karinna Amorim, destacou a importância das ações. “As ações durante o carnaval foram pontuais, mas os cuidados devem se manter no dia a dia ao longo do ano. É essencial que a população se conscientize sobre o uso de camisinha e outros métodos preventivos, além da testagem regular, para preservar a saúde e evitar o aumento de casos de doenças como HIV, sífilis e hepatites”,pontuou.
-
Ministério da Saúde destina 21 novas ambulâncias para o SAMU no Piauí
Conforme o Governo do Estado, os veículos fazem parte de um lote de 156 unidades que serão distribuídas para 15 estados, beneficiando 96 municípios. -
Programa Piauí Saúde Digital é lançado em Parnaíba pela Sesapi
O programa já está presente em 223 municípios, beneficiando pacientes da rede pública de saúde. -
Campanha de combate à dengue é intensificada nos hospitais de Teresina
Conforme o levantamento da Fundação Municipal de Saúde, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya. -
Atendimentos odontológicos são retomados na UBS do bairro São Pedro
De acordo com a nova gestão da FMS, o serviço estará disponível logo após a desinterdição dos dois consultórios odontológicos da unidade, feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). -
Piauí tem menor tempo de espera para atendimentos no SUS, diz pesquisa
O estado lidera ranking nacional com tempo médio de 10,8 dias, impulsionado pelo Programa Saúde Digital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir