Juiz nega liminar pedida pelo vereador Petrus Evelyn contra Águas de Teresina
O magistrado concedeu um prazo de cinco dias para que a ARSETE se manifeste sobre a tutela de urgência pleiteada na ação.
O juiz Markus Calado Schultz, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, negou pedido de liminar pleiteado pelo vereador Petrus Evelyn (Progressistas) numa ação popular movida contra a Águas de Teresina e a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE), onde pede indenização de R$ 519.474.900,00 (quinhentos e dezenove milhões quatrocentos e setenta e quatro mil e novecentos reais) por dano moral coletivo causados à sociedade. Além disso, solicita que a concessionária seja obrigada a executar de imediato os reparos necessários nos canteiros de obras e avenidas de toda a capital, visando recompor o pavimento e restabelecer a segurança e a trafegabilidade das vias públicas, em virtude da obra de expansão e implantação da rede de tratamento de esgoto conforme contrato 01/2017.
Na decisão, emitida no dia 24 de fevereiro deste ano, o magistrado concedeu um prazo de cinco dias para que a ARSETE se manifeste sobre a tutela de urgência pleiteada na ação.
Ação popular
Em 22 de janeiro deste ano, Petrus Evelyn ingressou com ação popular apontando diversos problemas gerados pela Águas de Teresina e a ARSETE, que é responsável por fiscalizar os serviços públicos, impactando diretamente a população.
Taxas exorbitantes, buracos após as obras, vazamento de esgoto, falta de planejamento e fiscalização são algumas das irregularidades identificadas. Em contrapartida, a ARSETE que deveria fiscalizar e regularizar as ações da Águas de Teresina, não vem cumprindo com seu papel.
Na ação, o vereador aponta que a implementação do sistema de esgotamento da empresa tem destruído a malha asfáltica da cidade, deixando buracos expostos e provocando acidentes.
Além de gerar mau cheiro, nas vielas da rede de esgoto também existem riscos de contaminação do solo do terreno. A falta de planejamento adequado e comunicação prévia sobre os reparos feitos nas ruas são dois fatores, segundo o vereador, que contribuem para os transtornos gerados.
Outro problema que tem gerado muitas reclamações são as tarifas ilegais e abusivas para ligação da rede de tratamento de esgoto, desproporcionais com a realidade da população. Em muitos bairros, como o Mocambinho, na zona Norte, já tem registros de cobrança dessa taxa, mesmo sem a prestação do serviço.
Diante dessas irregularidades, tanto a Câmara Municipal de Teresina como a Assembleia Legislativa do Piauí estão estudando a possibilidade de instaurar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando apurar a atuação da Águas de Teresina e, consequentemente, responsabilizá-la.
O Ministério Público do Estado também já investiga, desde dezembro de 2024, a subconcessionária pelo suposto despejo irregular de esgoto sem tratamento no Rio Poti.
“A região deveria contar com uma estação elevatória para coletar e encaminhar o esgoto até uma estação de tratamento, mas, aparentemente, isso não está ocorrendo de forma adequada”, explicou na ação.
Diante da péssima qualidade dos recapeamentos e a omissão da ARSETE, é a própria Prefeitura de Teresina, administrada pelo prefeito Silvio Mendes, que está assumindo as atribuições da Águas de Teresina. O município tem realizado o mapeamento das ruas e avenidas da capital visando recuperar a malha asfáltica danificada.
Dos pedidos na ação
Em razão dos fatos, a ação requer indenização de R$ 519.474.900,00, que representa 30% do valor do contrato 01/2017 devido aos transtornos causados pelas obras da Águas de Teresina. O valor deve ser destinado à obra de recuperação da malha asfáltica danificada.
O vereador também pediu a revisão do contrato de subconcessão com a Águas de Teresina para reavaliação da base de cálculo da tarifa de esgoto, com o objetivo de garantir condições justas e acessíveis para a população.
Em caso de descumprimento, a ação pede que seja fixada multa diária no valor de 10 salários mínimos diários.
Outro lado
O Viagora procurou a Águas de Teresina para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.
A ARSETE também foi procurada, porém até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado.
Teresina
Piauí
Águas de Teresina
Petrus Evelyn
Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete)
Artesanato piauiense se destaca no Pactos pelo Piauí
A Feira de Artesanato acontece nesta terça (25) e quarta-feira (26) no Centro de Convenções de Teresina e reúne artesãos de diversas regiões.Semarh homenageia defensores da sustentabilidade com medalha do mérito
A cerimônia também marcou um momento de despedida para o atual secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, que deixará o cargo no final do mês.Piauí registra a primeira morte por dengue em 2025
De acordo com os dados do Painel Epidemiológico de Arboviroses, registrados até o dia 25 de março deste ano, o estado conta com 1.862 casos prováveis e mais de 8000 confirmados.Projeto Inclusão Itinerante vai percorrer 5 cidades do Piauí a partir desta quarta
O Projeto Inclusão Itinerante irá atender nos municípios de Inhuma, Ipiranga, Paes Landim, Simplício Mendes e Nazaré do Piaui.Rafael Fonteles envia à Alepi projeto de reajuste salarial para professores
O projeto de lei foi recebido pelos parlamentares na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nessa segunda-feira (24).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir