Gracinha Mão Santa propõe acompanhamento psicológico para mães no pós-parto
O projeto de lei apresentado, nessa teça-feira (22), na Alepi também prevê a criação de rede de apoio e campanhas de conscientização.
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP) propôs, nessa terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a criação do Programa de Acompanhamento Psicológico no Pós-Natal para Mães Recém-Paridas, que visa a prevenção e o tratamento da depressão pós-parto. A proposta segue em análise nas comissões técnicas da Casa.
Conforme a Alepi, serão oferecidos acompanhamento psicológico, formação de redes de apoio, capacitação profissional para os envolvidos no cuidado materno-infantil e campanhas de conscientização sobre a importância da saúde mental.

Gracinha Mão Santa destacou que dados da Universidade de São Paulo (USP) apontam que até 25% das mulheres que dão à luz podem sofrer de depressão pós-parto. “É fato que a falta de apoio emocional e psicológico adequado durante esse período pode agravar os sintomas e levar a consequências sérias, como a interrupção do vínculo mãe-bebê e o comprometimento do desenvolvimento emocional da criança”, afirmou.
A deputada reforçou ainda que, embora exista lei federal que prevê a oferta de apoio psicológico a gestantes e puérperas, é necessário que os estados implementem medidas práticas. “A implementação desse programa permitirá que o Estado do Piauí se posicione como um exemplo de cuidado e responsabilidade com a saúde mental das mulheres, promovendo um ambiente mais saudável para a maternidade e, consequentemente, para o desenvolvimento das futuras gerações”, disse.
Teresina
Piauí
Gracinha Mão Santa
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Projeto de Lei
Tem que ter comunicação direta entre o Executivo e Legislativo, diz Fernando Lima
Segundo o vereador, não se trata de oposição à gestão, mas de buscar esclarecimentos.Deputados e Águas de Teresina discutem problemas da capital em reunião
A reunião discutiu tarifas sociais, recomposição de asfaltos e cumprimento de metas contratuaisPromotora investiga ex-secretário de Finanças de Piracuruca por contrato sem licitação
A portaria foi assinada em 24 de março desse ano e publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Estado.Governador Rafael Fonteles transfere cargo ao presidente da Alepi Severo Eulálio
O vice-governador Themístocles Filho está em período de férias. A transmissão do cargo ocorreu no fim da tarde dessa sexta (9).Bruno Vilarinho defende harmonia entre Câmara e Prefeitura diante de crise financeira
O parlamentar reforçou a importância de preservar o diálogo entre os poderes para buscar soluções para os problemas da capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir