Câmara aprova projeto de lei para revitalizar Centro de Teresina com cultura e inclusão
A matéria foi proposta pelo presidente da Câmara de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT).
A Câmara Municipal de Teresina aprovou o Projeto de Lei do vereador Enzo Samuel (PDT) que cria o Programa de Revitalização Cultural do Centro Histórico da capital. A proposta tem como objetivo devolver vitalidade à região central da cidade por meio da ocupação de praças e espaços públicos com atividades artísticas, culturais e educativas, promovendo também segurança, acessibilidade e inclusão social.
Segundo o parlamentar, a revitalização é necessária diante do abandono e esvaziamento no centro da cidade. "Trata-se de uma proposta de valorização da cidade, de fortalecimento da vida comunitária e de cuidado com a memória de Teresina", destacou Enzo Samuel.

Enzo Samuel explicou que o projeto se inspira em experiências bem-sucedidas como a de São Luís (MA), onde praças históricas foram recuperadas e transformadas em pontos de convivência, e de Recife (PE), com o programa Recentro, que oferece incentivos fiscais para recuperar imóveis e estimular moradias no centro. Em São Paulo, o PIU Central aposta na requalificação urbana e na promoção de habitação na área central.
Em Teresina, a coordenação do programa será da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, em articulação com demais secretarias e instituições culturais. A meta, segundo o projeto, é fortalecer a identidade histórica da capital, fomentar a cultura local e promover inclusão por meio do uso criativo e participativo do espaço urbano.
Por: Islanne Rocha
Teresina
Piauí
Câmara Municipal de Teresina
Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves
Piauí vacina mais de 260 mil pessoas contra a gripe, aponta pesquisa
Os dados apontam que mais de 264 mil piauienses já foram imunizados contra a influenza em 2025Rafael Fonteles entregará novas viaturas para Corpo de Bombeiros nesta quinta
A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (22), no Comando Geral da corporação, em TeresinaEquatorial abre mais de 35 vagas de emprego para Call Center em Teresina
O processo seletivo é online e os candidatos não precisam ter experiênciaRafael Fonteles institui uso do controle de ponto para terceirizados e servidores
O decreto nº 23.834, que dispõe sobre a medida, foi publicado nessa segunda-feira (19), no Diário Oficial do Estado.Prefeitura de Esperantina realiza panfletagem da campanha “Faça Bonito”
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir