Ministério Público investiga prefeito Marcos Mateus por contratar pessoal sem processo seletivo
Segundo denúncia recebida pela promotoria de justiça, o município tem contratado vários auxiliares de serviços educacionais e professores sem a devida qualificação técnica.
O Ministério Público do Estado instaurou procedimento preparatório de inquérito civil público em face do município de São João da Fronteira, administrado pelo prefeito Marcos Mateus (MDB), visando apurar possíveis irregularidades na contratação de auxiliares de serviços educacionais e professores sem processo seletivo. A promotora de justiça Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago assinou a portaria publicada no Diário Eletrônico do órgão.
De acordo com denúncia recebida pela promotoria de justiça, o município tem contratado vários funcionários para prestarem serviços como auxiliares de serviços educacionais e professores, sem a devida qualificação técnica e sem prévio processo seletivo. Os servidores foram admitidos na forma de voluntários com ressarcimento de despesas.
Além disso, a prefeitura tornou público o edital nº 003/2025 para seleção desses profissionais apenas no dia 27 de março deste ano, quando as contratações já haviam sido efetivadas no início do mês
O Ministério Público apontou que a contratação no modelo de serviço voluntário pode ter sido utilizada para descaracterizar a contratação direta, conforme a Lei Municipal nº 268/2025.
Em razão disso, o município foi oficiado para que apresente, no prazo de 15 dias corridos, a cópia integral do edital nº 003/2025 e de todos os atos administrativos relacionados, além de informações detalhadas referentes às contratações, cópia integral da Lei municipal nº 268/2025, esclarecimentos sobre o regime de contratação adotado e a forma de remuneração dos contratados, informações sobre a qualificação técnica exigida dos contratos, especialmente em relação ao atendimento de alunos com transtorno do espectro autistas.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de São João da Fronteira para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações e não respondeu aos questionamentos encaminhados via Whatsapp.
A reportagem também procurou o secretário de governo, Raphael Fortes, porém o gestor não atendeu as ligações e não respondeu as mensagens através do WhatsApp.
Petrus Evelyn rebate críticas de Antônio José Lira sobre CPI e o chama de “pilantra”
O presidente da CPI da Águas de Teresina rebateu as críticas que tem recebido sobre o atraso para o início dos trabalhos.Piauí lidera ranking de fraudes contra aposentados no INSS, revela Ciro Nogueira
Nove cidades piauienses aparecem na lista das 19 cidades brasileiras com mais registro de descontos fraudulentos em benefícios previdenciários.Prefeito de Cajazeiras do Piauí ignora decreto de emergência e contrata banda
A 27ª Festa do Vaqueiro no município vai acontecer no dia 14 de junho.Vereadora Tatiana Medeiros é transferia para Hospital da Polícia Militar
A parlamentar estava no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ter sido encontrada desacordada na cela do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.Prefeito Felipe Ribeiro contrata empresa cearense por R$ 4,9 milhões
O gestor firmou quatro contratos, através de secretarias municipais, com a Aliança Terceirização de Serviços de Limpeza e Conservação Ltda.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir