Teresina intensifica poda preventiva para reduzir riscos em período chuvoso
Para a Defesa Civil ser autorizada a executar o serviço em imóveis particulares, o risco deve ser devidamente constatado e a vulnerabilidade social comprovada.
As árvores com estruturas comprometidas representam risco à segurança em períodos chuvoso. A poda preventiva e a supressão total da árvore têm sido realizadas em Teresina para evitar acidentes e prejuízos materiais.
“Durante a vistoria, orientamos o morador e repassamos todas as instruções necessárias. Nos casos em que há necessidade de poda ou corte urgente, o proprietário deve procurar a Semam para solicitar autorização. Caso não haja retorno no prazo de até 45 dias, e sendo comprovada a situação de urgência, a legislação permite a realização do serviço, desde que executado por profissional ou empresa habilitada”, explica o secretário da Defesa Civil de Teresina, coronel José Nunes.
A Prefeitura de Teresina acrescenta que a medida é válida exclusivamente para situações que envolvam risco iminente de acidentes ou de queda de árvores ou galhos, tendo sinais de fragilidade, que posam cair sobre vias públicas, residências e veículos. Em caso de interferência com a rede elétrica, deve-se contactar a concessionária de energia. O pedido pode ser encaminhado às SDU’s, à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros, quando envolve espaços públicos.
“Realizamos o corte de árvores em casos em que a família não dispõe de recursos financeiros e a situação apresenta risco iminente. No entanto, é importante destacar que o atendimento segue uma fila organizada por ordem de ocorrência, considerando que o serviço abrange toda a cidade”, pontua o secretário sobre os casos de imóveis particulares.
A vistoria técnica é realizada para avaliar o grau de risco e orientar os moradores, mas para a Defesa Civil ser autorizada a executar o serviço, o risco deve ser devidamente constatado e a vulnerabilidade social e impossibilidade financeira deve ser comprovada pela família.
-
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos Cocais -
Acidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital. -
TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17) -
Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população local -
Acidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir