Primeiro semestre de 2026 registrou 493 atendimentos em Teresina, aponta Defesa Civil
Conforme o órgão, o maior número de ocorrências foi concentrado na zona Sul, com 186 atendimentos, seguida pela zona Norte, com 152 registros.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (Semdef) destacou que no período de janeiro a junho, foram realizados um total de 493 atendimentos. Ao longo dos seis primeiros meses do ano, foram contabilizados 104 atendimentos em janeiro, 94 em fevereiro, 79 em março, 74 em abril, 57 em maio e 85 em junho.
Conforme a defesa, o maior número de ocorrências foi concentrado na zona Sul, com 186 atendimentos, seguida pela zona Norte, com 152 registros. A zona Leste contabilizou 95 ocorrências, a zona Sudeste 61 e a zona Rural 14.
A defesa informou que, dentre as principais demandas atendidas destacam-se as ocorrências envolvendo árvores e outras vegetações, que somaram 261 atendimentos. As ações incluíram vistorias técnicas, avaliação de árvores com risco de queda, remoção de árvores comprometidas e atendimento em situações em que galhos ou árvores caídas obstruíam vias públicas.
A Defesa Civil apontou que devido ao elevado número de ocorrências envolvendo a arborização urbana, é realizado o monitoramento permanente de árvores localizadas em vias públicas, praças, escolas, unidades de saúde e demais locais de grande circulação de pessoas.
O trabalho preventivo possui o objetivo de identificar exemplares comprometidos por doenças, ações de cupins, envelhecimento ou fatores que possam provocar quedas.
Em segundo lugar, aparecem ocorrências relacionadas a imóveis residenciais, com 146 atendimentos. Com serviços de inspeções estruturais, emissão de pareceres técnicos, avaliações preventivas e orientações aos moradores. A defesa ressaltou que em casos que apresentam risco iminente à integridade dos moradores, é realizado o encaminhamento para a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Dentre os meses de fevereiro e abril, não houveram registros de queimadas por se tratar de um período chuvoso. Com a aproximação do período mais quente e seco do ano, conhecido como B-R-O BRÓ, a Defesa Civil reforça o alerta para que a população evite colocar fogo em lixo doméstico, terrenos baldios ou qualquer tipo de vegetação.
-
TJ do Piauí sediará encontro nacional para debater atualização sobre precatórios
O TJ destacou que o evento é promovido pela Câmara Nacional de Gestores de Precatórios e contará com uma programação voltada ao aperfeiçoamento técnico dos participantes. -
MP apura a legalidade das contratações temporárias na Prefeitura de Piracuruca
O inquérito civil está sob o comando da promotora de justiça Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago. -
Oficina de Boas Práticas na Fabricação e Manipulação de Alimentos em Esperantina
A capacitação foi destinada aos empreendedores que atuarão na praça de alimentação do São João da Esperança -
Alepi celebra os 82 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí em sessão solene
A homenagem destacou a trajetória da corporação, a expansão dos serviços no estado e a atuação dos bombeiros em diferentes tipos de ocorrências -
MP investiga contrato de R$ 196 mil da Câmara de Pedro II com posto de combustíveis
Conforme a portaria ministerial, o contrato assinado em 13 de fevereiro de 2025, com vigência até fevereiro de 2027, passou a ser alvo do MPPI após instauração de Notícia de Fato.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir