Viagora

Imep faz operação para fiscalizar venda de material escolar

A operação será realizada pelo Imepi em estabelecimentos comerciais de Teresina.

A operação “Volta às Aulas” iniciada pelo Instituto de Metrologia do Piauí (Imep) vai fiscalizar a comercialização de materiais escolares em estabelecimentos comerciais de Teresina. Os materiais comercializados precisam atender às regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A fiscalização será estendida até o dia 25 de janeiro, período no qual os fiscais irão até os estabelecimentos comerciais para realizar a coleta dos produtos, o comunicado aos fabricantes e a perícia.

  • Foto: DivulgaçãoMaterial escolar.

“A volta às aulas representa sempre um momento de aumento significativo dos gastos dentro do orçamento doméstico. Vamos atuar para coibir a venda de material escolar fora dos requisitos estabelecidos pelo Inmetro, garantindo uma relação de consumo mais justa e segura”, afirmou o diretor-geral do Imepi, Maycon Danilo.

Segundo o Imepi, os produtos mais coletados para a vistoria são cadernos, colas, canetas, massa de modelar, clipe, resmas de papel e giz de cera. Caso seja constatado que as empresas estejam descumprindo as normas, elas serão autuadas e irão receber o prazo de 10 dias para se defender junto ao Imepi, podendo pagar multa que varia de R$100 a R$1,5 milhão.

O consumidor que adquirir algum produto irregular e se sentir prejudicado pode entrar em contato com a Ouvidoria do Imep através do telefone 0800 281 1411.

Facebook
Veja também