Viagora

Unimed Teresina sai da OCB por processos contra Leonardo Eulálio

A justificativa é falta de confiança administrativa no atual presidente da Ocepi, o médico Leonardo Eulálio, ex-presidente da Unimed Teresina.

A Cooperativa de Saúde Unimed Teresina divulgou, nessa quarta-feira (24), que está saindo da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A justificativa da desvinculação é a falta de confiança administrativa no atual presidente da Organização das Cooperativas no Estado do Piauí (Ocepi), o médico Leonardo Eulálio, ex-presidente da Unimed Teresina.

Segundo a nota emitida, durante uma assembleia geral em 2017, foi aprovado que Leonardo Eulálio fosse destituído do cargo de presidente da Unimed Teresina, por conta de atos administrativos graves, apontados pelo Conselho Fiscal da cooperativa e hoje apurados pelo Ministério Público do Estado do Piauí. 

  • Foto: DivulgaçãoLeonardo Eulálio, ex-presidente da Unimed TeresinaLeonardo Eulálio, ex-presidente da Unimed Teresina

Como também, alega que constam contra o ex-gestor da Unimed representações por crimes de gestão fraudulenta, estelionato, lavagem de dinheiro, apropriação indébita, associação criminosa e falsidade ideológica. Um trecho da nota diz, “Se condenado, Leonardo Eulálio poderá cumprir penas que variam de 9 a 35 anos de reclusão”. 

A Unimed ainda termina a nota enfatizado os valores que Leonardo Eulálio precisa administrar no cargo de Presidente da OCB Piauí. “[...] ele segue na presidência da Ocepi e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (SESCOOP/PI), um sistema que movimenta cerca de R$ 3 milhões por ano, dos quais cerca de R$ 1,5 milhão advém da participação da Unimed Teresina”.

A nota foi assinada pelo atual presidente da Unimed Teresina, Emmauel Fontes, que também informou que está reunindo sua diretoria para nas próximas 24h tomar a decisão de suspender qualquer repasse enquanto continuar a atual direção.

Mais conteúdo sobre:

Unimed

Facebook
Veja também