Viagora

TRE-PI inaugura novo Fórum Eleitoral de Teresina na segunda-feira

O Fórum Eleitoral está situado na Avenida Marechal Castelo Branco, 1377, em frente ao CEFAP, bairro Ilhotas.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) inaugura às 9 horas da próxima segunda-feira (10) o novo Fórum Eleitoral de Teresina que recebe o nome do juiz Francisco de Sousa Martins. O Fórum Eleitoral está situado na Avenida Marechal Castelo Branco, 1377, em frente ao CEFAP, bairro Ilhotas, e ocupa uma área construída de 4.266,19 m².

O prédio com conta com 4 pavimentos onde abrigará as cinco Zonas Eleitorais da capital e com espaço amplo para funcionamento da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). Conta, também, com espaço para depósito de urna eletrônica, almoxarifado, auditório com capacidade para 250 pessoas e arquivo geral para os cinco Cartórios Eleitorais, além de espaço para abrigar mais três Zonas Eleitorais, caso haja a necessidade futura de criação de novas zonas.

O homenageado, que deu nome ao local, nasceu em Oeiras-PI em 6 de janeiro de 1805. Em 1834 foi eleito juiz de direito daquela comarca. Eleito para deputado geral, foi também presidente das províncias da Bahia, de 10 de dezembro de 1834 a 18 de abril de 1835, e do Ceará, de 3 de fevereiro a 9 de setembro de 1840. O magistrado faleceu em 5 de maio de 1857 na sua província natal.

O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, esclarece que a obra do novo Fórum foi idealizada pelo desembargador Edvaldo Pereira de Moura, quando presidente do TRE-PI, tendo como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do tribunal, o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, a quem coube a continuação das obras ao assumir a presidência do TRE-PI no biênio 2016-2017.

Facebook
Veja também