Viagora

CRO suspende atividades de consultórios de várias cidades do Piauí

Os municípios que receberam fiscalização foram José de Freitas, Pio IX, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, Francisco Macedo e Monsenhor Hipólito.

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí realizou vistorias em consultórios de várias cidades do Piauí. Após constatar irregularidades, o CRO efetuou notificações e suspendeu atividades de unidades de saúde. Os municípios que receberam fiscalização foram José de Freitas, Pio IX, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, Francisco Macedo e Monsenhor Hipólito.

  • Foto: AscomO consultório de Pio IX recebeu visita do Conselho Regional de Odontologia.O consultório de Pio IX recebeu visita do Conselho Regional de Odontologia.

No município de Pio IX, apenas a UBS/ESF Pio IX foi notificada com um prazo de 30 dias para regularização das inadequações encontradas. As demais unidades de saúde fiscalizadas tiveram suas atividades odontológicas suspensas e somente poderão voltar a funcionar após a regularização.

No município de Santo Antônio de Lisboa, das cinco unidades de saúde que receberam vistorias, quatro tiveram suas atividades suspensas temporariamente. Dentre outras irregularidades, os postos de saúde não possuíam autoclave e todo o material era esterilizado inadequadamente em estufas.

Nas unidades de saúde de Francisco Macedo, São João da Canabrava e Monsenhor Hipólito também foram identificadas anormalidades. Os três municípios foram notificados e receberam um prazo de 30 dias para regularização das inadequações encontradas. 

Em José de Freitas, os principais problemas encontrados foram mofo e infiltrações nas paredes, armários com ferrugem, pias e torneiras inadequadas, iluminação imprópria e cartazes nas paredes. O município foi notificado e já deu início aos trabalhos de adequação. 

O presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, pontua que somente nos primeiros meses de 2018 já foram realizadas cerca de 200 fiscalizações em diversos municípios do estado. “Nossas equipes de fiscalização já percorreram todas as regiões do Piauí e sempre retornam aos municípios para verificar se as mudanças solicitadas estão sendo atendidas”, afirma.

Facebook
Veja também