Viagora

Avaliação de mestrado em Matemática da Uespi supera média nacional

A instituição obteve um índice de aprovação de 78,57%, superando a média nacional do programa que foi de 43,85%.

O Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é um dos mais bem avaliados no Exame Nacional de Qualificação do programa. A instituição obteve um índice de aprovação de 78,57%, superando a média nacional do programa que foi de 43,85%, segundo levantamento apontado pelo site oficial da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O exame mede o nível de todos os alunos de mestrado profissional em matemática do país e é realizado anualmente. “A qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo corpo docente em conjunto com a dedicação dos nossos alunos, mostra que o Profmat/Uespi está no caminho certo”, destaca o professor Arnaldo Brito, coordenador do programa. “Nosso programa sempre obteve notas bem acima da média nacional, refletindo o padrão de qualidade no nosso curso”, reitera.

Na Uespi, o programa está na terceira turma e no segundo semestre deste ano lançará o edital do Exame Nacional de Acesso para ingresso. O programa é reconhecido com nota máxima pela Capes (nota 5), que avalia os cursos de pós-graduação em âmbito nacional.

Programa realiza primeira defesa

  • Foto: AscomFrancisco de Paulo apresentou a primeira dissertação do ProfMat/Uespi.Francisco de Paulo apresentou a primeira dissertação do ProfMat/Uespi.

“Essa é a vitória de uma batalha que faço todos os dias, um sonho importante e sem precedentes para minha formação”, afirma Francisco de Paulo Santos, aluno da turma inicial do ProfMat. Ele defendeu a primeira dissertação do programa no dia 27 de abril. A pesquisa consistiu em estudar figuras geométricas em relação a perímetros, áreas e volumes tornando aplicável ao ensino médio.

Francisco reside em Parnaíba e é pai de três filhas. Toda semana vinha para Uespi assistir aulas da pós-graduação. Para cursar o mestrado, ele percorreu 338,5 Km em mais de quatro horas de viagem. “Agradeço a Deus porque foram quase 70 mil quilômetros viajados. Foi muito cansativo, mas a vontade de concluir é maior. Quero dar condições melhores de vidas para minhas filhas e chegar até o doutorado”, comemorou.

O ProfMat da Uespi pelo seu nível de qualificação vem atraindo a comunidade acadêmica de outras cidades. “Francisco foi meu orientando, além dele, temos alunos empenhados de várias cidades do Piauí como José de Freitas, Pedro II, São Raimundo Nonato além de outros estados como São Benedito no Ceará e Carolina no Maranhão”, conclui o professor Arnaldo.

Facebook
Veja também