Erivan Lopes é eleito para mandato tampão no Tribunal de Justiça
O presidente do TRE acionou o Supremo e alegou que as eleições para o mandado especial são "fora da lei".
O Desembargador Erivan Lopes foi eleito, pelo Pleno do Tribunal de Justiça o Piauí, Presidente da Corte para um mandato especial de sete meses, que vigora de 1º de junho a 06 de janeiro de 2019.
No pleito também foram escolhidos para o cargo de Vice-Presidente o Desembargador José James. O Desembargador Ricardo Gentil será o Corregedor Geral da Justiça e o Desembargador Brandão de Carvalho o Vice-Corregedor Geral da Justiça.
- Foto: Divulgação/TJ-PI
O desembargador Erivan Lopes
Erivan Lopes defendeu a legitimidade do pleito para o mandato tampão. “Se questionava a legitimidade da prorrogação do mandato e hoje houve uma nova eleição, onde o tribunal, com 17 votos, entendeu que se deve seguir com esse projeto de administração até dezembro”.
Entre as prioridades do presidente reeleito, estão a nomeação dos novos analistas, implantação dos dois turnos e por fim, a conclusão das obras do Tribunal no interior.
O desembargador também anunciou que a Corte está trabalhando na Assembleia legislativa para derrubar o veto do Governador. “Acredito que a Assembleia vai derrubar. E assim, que a assembleia derrubar, nós vamos pagar retroativo a janeiro sem nenhum prejuízo para o nosso servidor” Declara Erivan Lopes.
Posicionamento do CNJ
Na última terça-feira (15), a norma administrativa que estendeu o mandato dos dirigentes do Tribunal de Justiça acima do prazo de dois anos, foi anulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ainda assim, a corte divulgou em seu site que o CNJ autorizou que o mandato especial e que o então presidente pudesse concorrer à reeleição. A sua candidatura foi confirmada com outra nota divulgada pelo Tribunal.
Oposição
Contrário ao pleito, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Francisco Paes Landim acionou o Supremo Tribunal Federal, para anular a eleição. Ele afirma que o Conselho Nacional de Justiça não deve “criar mandato tampão ou qualquer outro mandato especial para atender os interesses da elite judiciária local. Não existe essa regra”.
- Foto: Telsirio Alencar
Presidente do TRE-PI, Des. Francisco Paes Landim.
Segundo ele, o que o mandato criado pelo CNJ para o Piauí, foge da ideia do que determina o Estatuto da Magistratura, que complementa a Constituição federal.
“O correto seria realizar as eleições para o mandado constitucional de dois anos. E não o mandado tampão, que é fora da lei, fora da constituição e fora da jurisprudência vinculante do Supremo Tribunal Federal”, finaliza Paes Landim.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Erivan Lopes
Conselho Nacional de Justiça
Supremo Tribunal Federal - STF
-
Prazo para aderir ao RefisTHE 2026 termina no dia 31 de julho
O prazo, que havia sido prorrogado pelo prefeito municipal, vai até o dia 31 de julho de 2026. -
Policial Civil é condenado a 16 anos de prisão por homicídio em Teresina
O promotor de Justiça Régis de Morais Marinho sustentou a condenação do acusado pela prática do crime previsto no Art 121, do Código Penal. -
Corpo de homem é encontrado em riacho na zona rural de Antônio Almeida
Conforme informações preliminares, o corpo foi encontrado por crianças que brincavam próximo ao lago. -
Atendimento aos sábados para emissão da Nova Identidade termina dia 25 em Teresina
O serviço especial no Teresina Shopping foi implantado durante as férias escolares; emissão continua de segunda a sexta-feira em horário regular -
Palácio da Música abre inscrições para cursos de instrumentos musicais em Teresina
As matrículas devem ser feitas na Secretaria do Palácio da Música, das 08h às 18h, com uma taxa única de R$ 60,00.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir