Estado estuda dividir presos por nível de periculosidade no Piauí
A medida tem como principal objetivo reforçar segurança nos presídios.
O Governo do Piauí divulgou nesta sexta-feira (04), que pretende dividir os presos do estado por nível de periculosidade. Segundo o governo, o assunto também foi discutido durante um encontro estratégico ocorrido entre gerentes, chefes, de grupo e de disciplina dos presídios do Piauí, e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Segurança Pública, nessa quinta-feira (03).
- Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Justiça

De acordo com o estado, o objetivo da medida é reforçar a segurança nos presídios e evitar que os presos de menor risco façam parte de organizações criminosas nacionais. Para o subsecretário de Justiça, Carlos Edilson, a iniciativa do governo é para que o estado seja incluso na política do Sistema Nacional de Segurança, discutida no fórum de governadores do nordeste.
“Nós discutimos a possível divisão dos presos por índice de periculosidade. Estamos analisando dentro do nosso contexto enquanto Estado do Piauí, se é possível fazer essa distribuição e quais unidades seriam possíveis de receber presos de alto, baixo e médio risco”, relatou Carlos Edilson.
Para que a nova medida seja implantada no estado, consultas e ações de segurança ainda vem sendo feitas com agentes e gerentes das penitenciárias. Segundo o delegado Charles de Holanda, o sistema precisa ser estudado, pois “o sistema penitenciário é de onde surgem a grande maioria das informações relacionadas à criminalidade”.
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
Polícia Civil do Piauí
Alepi inaugura exposição sobre o legado de Niède Guidon
Pessoas que participaram da luta para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara fizeram parte de uma mesa de debate.Semarh retira 70 kg de resíduos das margens do Rio Poti em Teresina
Foram mobilizadas diferentes frentes de trabalho nas primeiras horas da manhã, percorrendo margens por terra e embarcados em caiaques.Maio Amarelo 2026: ações educativas alcançam mais de 15 mil pessoas em Teresina
A ação sensibilizou condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras no trânsito.Adapi realiza ação de controle de morcegos transmissores da raiva no Piauí
Conforme a Sada, a ação faz parte das estratégias de vigilância e prevenção da raiva dos herbívoros.Transporte público de Teresina funcionará durante o feriado do Corpus Christi
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que a frota foi definida levando em consideração o funcionamento normal do comércio na capital durante o feriado.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir