Viagora

HGV receberá equipamentos para realização de cirurgias cardíacas

A fila de espera para esse tipo de procedimento no Piauí já soma mais de 100 pacientes, que atualmente é feito apenas no Hospital Universitário.

Nesta quarta-feira (25), foi assinada a nota de empenho para aquisição de equipamentos para realização de cirurgias cardíacas no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Estão garantidos R$ 3,7 milhões para a compra do material. Com a aquisição, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) poderá suprir a demanda para o procedimento de cirurgias cardíacas no Piauí, cuja fila de espera soma mais de 100 pacientes. O procedimento atualmente é feito apenas no Hospital Universitário.

  • Foto: Divulgação/ AscomMinistro Gilberto Occhi assinou a nota de empenho para aquisição de equipamentos para o HGV.Ministro Gilberto Occhi assinou a nota de empenho para aquisição de equipamentos para o HGV.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas), que esteve presente no Ministério da Saúde na assinatura da nota para aquisição dos aparelhos por parte do hospital, explicou que já há 9 anos o HGV conta com estrutura e espaço destinados às cirurgias cardíacas, mas não possui os equipamentos necessários.

Diante dessa situação, o senador visitou o hospital e, posteriormente, se reuniu com o Ministro da Saúde Gilberto Occhi para solicitar a liberação de recursos para a aquisição dos aparelhos, que agora estão garantidos. No total, serão 215 equipamentos para o centro cirúrgico e o cuidado intensivo do hospital. Atualmente, há pacientes que já estão há mais de 3 meses na fila de espera.

"Já colocamos muitos recursos para o estado, mas nada me emocionou tanto quanto essa liberação. Fico muito feliz de podermos garantir mais essa conquista para a saúde no Piauí", revelou o senador.

A diretora do HGV, Fátima Garcez, também esteve presente na assinatura e agradeceu ao ministro e ao senador pela atuação veloz para solucionar a alta demanda. "Só quem está lá sabe o sofrimento desses pacientes que precisam que esse serviço funcione. Muito obrigado por essa sensibilidade e pela rapidez. Estivemos aqui pela primeira vez em maio e já tivemos nossa demanda atendida", afirmou Fátima.

O presidente da Fundação de Saúde do Estado do Piauí, Rafael Neiva, que também participou da reunião, afirmou que é até difícil mensurar o tamanho do benefício que esses equipamentos trarão para o estado. "Hoje isso é, sem dúvidas, um marco para o estado do Piauí", ressaltou.

Facebook
Veja também