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UFPI esclarece restrições em seus meios de comunicação

Os meios de comunicação da universidade terão alterações a partir de hoje (07).

Os meios de comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sofrerão restrições a partir de hoje (07) devido ao início do período eleitoral no Brasil. O mesmo ocorre com todas as instituições federais de ensino superior do país.  A medida terá efeito até 7 de outubro, caso se encerre o período eleitoral em primeiro turno, ou até 28 de outubro em caso de segundo turno.

De acordo com as Instruções Normativas nº 1 e 2, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, elaboradas a partir da legislação eleitoral, o conceito de publicidade engloba toda ação de difusão de informação, inclusive os conteúdos noticiosos. Na edição deste ano, as orientações estão mais rigorosas nesse sentido.

A medida afeta a veiculação de notícias no site de notícias da UFPI, as redes sociais institucionais, a WebTV, a Rádio FM Universitária, entre outros. Páginas de centros de ensino, departamentos, programas de pós-graduação e setores administrativos também deverão obedecer às normas, uma vez que estão sob o domínio ufpi.br.

De acordo com as diretrizes, a comunicação exercida pelos órgãos de governo deverá, no período eleitoral, priorizar conteúdos estritamente informativos ou de interesse do cidadão vinculadas à prestação de serviços públicos. Ficam assim vedadas as publicações que contenham nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, assim como conteúdos ou análises com juízo de valor sobre ações, políticas públicas e programas sociais e comparações entre gestões de governo.

Serão afetadas pessoas que estejam envolvidas nas eleições ou que tenham cargos políticos em situações de cobertura de eventos, citações de pessoas da comunidade universitária ou externos à UFPI.

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