Viagora

Ciro, Elmano e Marcelo iniciam atividades no Senado em fevereiro

Ciro Nogueira conseguiu ser reeleito e Marcelo Castro assume pela primeira vez. Elmano Férrer dará continuidade ao seu mandato.

Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB) irão representar o Piauí no Senado Federal a partir de 2019. Elmano Férrer (Podemos) continuará a desempenhar a função de senador, já que não conseguiu se eleger a governador do estado nas eleições passadas. Ciro conseguiu se reeleger e Marcelo assume o cargo pela primeira vez. Regina Sousa (PT) deixou o Senado para assumir a vice-governadoria estadual. Confira um breve histórico, divulgado pela Agência Senado, sobre as três pessoas que irão desempenhar atividade legislativa pelo Piauí.

Ciro Nogueira

Ciro Nogueira Lima Filho é natural de Teresina. Nascido em 1968, é graduado em direito pela PUC do Rio de Janeiro e empresário.

  • Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoSenador e empresário Ciro Nogueira.Senador Ciro Nogueira.

Trajetória política: Ciro Nogueira participa da política desde os 26 anos, quando foi eleito deputado federal. Reeleito para a Câmara dos Deputados outras três vezes, em 2010, chegou ao Senado com 695 mil votos e agora assumirá mais um mandato. Ciro é o atual presidente do PP.

Eleição/atuação: Em 2018, recebeu 29,75% dos votos e ficou em primeiro lugar no estado. No Senado, atua nas áreas de saúde (especialmente no combate à dengue e na aquisição de equipamentos para hospitais e de ambulâncias) e de infraestrutura (liberação de recursos para investimentos em setores como saneamento, transporte e combate à seca) em prol dos municípios do Piauí. Também tem como uma de suas bandeiras a defesa de uma reforma administrativa em seu estado.

Suplentes: Eliane Nogueira (PP) e Gil Paraibano (PP).

Marcelo Castro

Marcelo Costa e Castro é natural de São Raimundo Nonato (PI) e tem 68 anos. É formado em medicina, com doutorado em psiquiatria.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraSenador Marcelo Castro (PT)Senador Marcelo Castro (MDB)

Trajetória política: Ingressou no PMDB e foi eleito deputado estadual em 1982, 1986 e 1990. Foi presidente do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep). Encerra agora o mandato de deputado federal, cargo que ocupa desde 1999. Foi ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff.

Eleição/atuação: Marcelo Castro recebeu 26,84% dos votos válidos. Na Câmara dos Deputados, entre maio e outubro de 2007, foi titular da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema de Tráfego Aéreo. É favorável à retomada das obras da Ferrovia Transnordestina. Durante a campanha para o Senado, ele disse que pretende atuar para combater o desemprego e a seca no Nordeste, ampliar o acesso à saúde e valorizar o semiárido, dando mais oportunidades para o homem do campo.

Suplentes: Zé Hamilton (PMN) e Rosário Bezerra (MDB).

Elmano Férrer

Nascido em Lavras da Mangabeira (CE) em 1942, é formado em engenharia e em direito. É pós-graduado em planejamento e desenvolvimento econômico e em gestão de instituições de pesquisa.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraSenador Elmano Férrer (PODEMOS)Senador Elmano Férrer (Podemos)

Trajetória política: Foi secretário de Planejamento do Piauí, presidente do Conselho Diretor do Centro de Apoio a Pequenos Empreendimentos (Ceape) e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Tecnológico e Turístico do Piauí. Em 2004, foi eleito vice-prefeito de Teresina e reeleito em 2008. Em 2010, assumiu a prefeitura da capital piauiense.

Eleição/atuação: Na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, foi relator da análise da política do governo voltada para as barragens, a qual mostrou que, das 24 mil barragens existentes no país, 723 apresentam alto risco de acidente. Foi também titular nas Comissões de Assuntos Sociais, de Infraestrutura e de Agricultura e Reforma Agrária, e também do Grupo Parlamentar Brasil-Argentina.

Suplentes: José Amauri (Podemos) e Alzenir Porto (PTB).

Facebook
Veja também